Centro de Memória digitaliza jornal Sefaz Novo Tempo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

  Texto: Cássio Vasconcelos – Estagiário de jornalismo sob supervisão da jornalista Hannah Freitas

O meio de comunicação interna baseava-se nos princípios do endomarketing e completa 31 anos em março

Contribuindo para o registro da história fazendária, o Centro de Memória da Fazenda (CM) disponibilizou as edições do Sefaz Novo Tempo em seu acervo virtual. As 90 publicações foram digitalizadas pelo Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif). Inaugurado em março de 1993, o veículo de comunicação organizacional permaneceu 13 anos em periodicidade, contando ainda com edições especiais, uma em 2011 e duas em 2016.

Autor da iniciativa, o servidor e jornalista Newton Mourão, conta que a primeira edição do Novo Tempo surgiu em comemoração ao Centenário Republicano da Fazenda. A gestão da época, liderada pelo secretário João de Castro Silva, acolheu a proposta. “Esse slogan (Sefaz construindo um novo tempo) foi pensado para ter uma dimensão atemporal. Ou seja, poderia permanecer sem comprometer o seu uso. O entendimento é de que a Sefaz sempre constrói um novo tempo”, pontua Newton.

A partir de 1994, outros servidores passaram a compor a equipe do antigo Núcleo de Comunicação (Nucom), dentre os quais Imaculada Vidal, Roberto Gomes e Gerson do Vale.  Naquele contexto as mídias digitais ainda não faziam parte da rotina produtiva. As matérias eram datilografadas em máquinas Facit e Olivetti Linea 98. Posteriormente eram enviadas para diagramação na antiga Imprensa Oficial do Ceará (Ioce), extinta em 1997. A chegada dos computadores e a contratação de um novo serviço de impressão gráfica incrementou a composição do produto.

Documento da memória fazendária

Principal editor de cultura do jornal, o servidor Gerson do Vale comentou sobre a importância documental do trabalho realizado ao longo de mais de uma década. “Eu me sinto privilegiado, porque nós fomos o instrumento de construção da história da casa. A partir desse esforço, começou o processo de registro do que ocorria dentro da Sefaz”.

Segundo a supervisora do Nucif, Clarissa Barroso, o resgate e a digitalização do antigo jornal da Secretaria e sua disponibilização no site do CM é de grande importância para o público interno. “Isso permite o acesso facilitado a informações históricas, promovendo a preservação da memória institucional e facilitando a pesquisa e o conhecimento sobre a trajetória e contribuições do órgão ao longo do tempo”. 

Disponível para todos os públicos, a versão digital do acervo também torna possível a pesquisa histórica e comunicacional sobre a Fazenda, contribuindo para a memória da instituição e para a conscientização sobre o seu papel na sociedade. O acesso ao conteúdo se dá por meio do site do CM. O Novo Tempo está disponível na aba “Acervo” (https://centrodememoria.sefaz.ce.gov.br/novo-tempo/).