As cores da nossa história: o restauro no Palácio da Fazenda

Sejam bem-vindos à nossa Exposição Virtual “As cores da nossa história:o restauro no Palácio da Fazenda”, um passeio por 95 anos de História do nosso edifício-sede, em especial para o processo de restauro da fachada em suas cores originais.

SOBRE O PALÁCIO DA FAZENDA

Em 2022, o Palácio da Fazenda completou 95 anos de existência. Inaugurado em 1927, a obra do arquiteto José Gonçalves da Justa repercutiu nos jornais da capital cearense pela relevância arquitetônica e beleza estilística. Segundo as notícias da época, o primeiro prédio em concreto armado da cidade não encontrava paralelo entre os demais, e se destacava no seu entorno pelas cores e elementos ornamentais utilizados na construção. Integra e soma ao imponente prédio, um vitral – feito sob encomenda – que retrata, entre outros aspectos, elementos fundamentais para o crescimento da economia cearense, como ramos de algodão e café, além da Maria Fumaça e dos postes com fios do telégrafo, representando progresso e modernidade que chegavam ao Estado. De reconhecido valor histórico e arquitetônico, foi o primeiro bem tombado pela Secretaria de Cultura (Secult-CE) por meio do Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará, em 1982.

A proposta de restauro visou valorizar e preservar o patrimônio edificado como um importante componente da paisagem urbana da cidade. Em 2021, a Secretaria da Fazenda uniu forças com a Superintendência de Obras Públicas (SOP) e a Secult-CE para iniciar o restauro da fachada do edifício.

Durante a prospecção exploratória e o estudo teórico da construção, percebeu-se a existência de diversas camadas de tintas na fachada. Diante dos achados, foi instituída uma Comissão conjunta entre Sefaz-CE e Secult-CE (Portaria nº 275/2022), com a participação de representantes da Sefaz, Secult e SOP, especialistas técnicos – historiadores e arquitetos -, representantes das instituições fazendárias e da sociedade civil. Com isso, foi proporcionado um diálogo amplo e democrático, unindo atores importantes no processo histórico e cultural do Estado, da cidade e da Sefaz-CE. Por fim, o grupo decidiu, por unanimidade, o retorno às cores originais: rosa e amarelo.

Prospecção exploratória sequencial, 2022 (Acervo Institucional).

1ª Reunião Comissão da Fachada realizada em 12.07.2022 (Acervo Institucional).

O processo de restauro de um patrimônio histórico tombado impõe desafios tanto à administração pública quanto aos significados de história, memória e preservação do patrimônio cultural. Todo o processo de restauro foi documentado por meio de fotografias, vídeos e relatos, que demonstram a magnitude do trabalho e resultados. 

Feito com os valores institucionais que prezam pela ética, cidadania, transparência e responsabilidade social, foi elaborada uma JANELA TESTEMUNHO, ou seja, um testemunho do trabalho realizado para guardar e contar a história do prédio e de sua trajetória enquanto um patrimônio da sociedade cearense, com o propósito de educação patrimonial, pois a ferramenta educativa possibilita à sociedade compreender a trajetória histórica da edificação e sua relevância enquanto patrimônio histórico. A janela testemunho está localizada na lateral direita ao lado da entrada do Centro de Memória da Fazenda, espaço cultural pertencente à Secretaria e responsável pela memória institucional. 

PROSPECÇÃO EXPLORATÓRIA: A INVESTIGAÇÃO DAS CORES

Tem como objetivo imediato identificar em uma pequena área a sequência dos tons cromáticos tendo em vista que as sequências podem ser curtas ou muito longas. Aqui nesse caso não há uma preocupação em apresentar didaticamente a ordem das cores. Mas tão somente identificá-las.

Prospecção exploratória, 2022 (Acervo Institucional).

Identificação das cores na Torrinha: A cor rosa está somente nas áreas de fundo e nos maciços. A amarela se encontra nos relevos e saliências dos elementos escultóricos e naqueles que os cercam.

Prospecção exploratória, 2022 (Acervo Institucional).

 

RESTAURO: O RETORNO ÀS CORES ORIGINAIS

Para a realização do restauro de um patrimônio histórico edificado, garantindo a permanência das características do tombamento, atividades foram planejadas e executadas, com o objetivo de restaurar, e intervir minimamente, priorizou-se a originalidade dos elementos. O trabalho envolveu atividades e profissionais especializados, com experiência para seu desenvolvimento. O trabalho realizado no Palácio da Fazenda foi orientado pela empresa F. Restauro, com a supervisão do arquiteto restaurador Frederico Barros, também responsável pelo diagnóstico e planejamento das intervenções. 

 Antes do restauro, em 2022 e depois do restauro, em 2022. (Acervo Institucional).

Adornos da Torrinha: antes e depois do restauro, 2022 (Acervo Institucional).

Adornos da fachada principal. Destaque para o monograma da Secretaria da Fazenda: antes e depois do restauro, 2022 (Acervo Institucional).

Carranca sob o balcão em balaustrada: antes, durante e depois do restauro, 2022 (Acervo Institucional).

Leões em mísulas sob colunas e pilastras: antes, durante e depois do restauro, em 2022 (Acervo Institucional).

Carranca aplicada sob a platibanda: antes, durante e depois do restauro, em 2022 (Acervo Institucional).

TOMANDO FORMA E BELEZA

Equipe de trabalhadores durante o restauro, em 2022 (Acervo Institucional).

MOSAICO DO PROCESSO

Antes e durante o restauro, em 2022 (Acervo Institucional).

RESULTADO: PATRIMÔNIO DA SOCIEDADE CEARENSE

Foto: Tiago Stille

Orçamento total: R$1.351.506,50 (Construtora Astral LTDA e F. Restauro), destinado ao restauro da fachada do prédio e seus adornos, assim como dos elementos internos pertencentes ao complexo original.

Ficha Técnica

GOVERNO DO CEARÁ

Maria Izolda Cela

SUPERINTENDÊNCIA DE OBRAS PÚBLICAS

Francisco Quintino Vieira Neto

SECRETARIA DE CULTURA

Fabiano dos Santos Piúba

SECRETARIA DA FAZENDA

Fernanda Mara de Oliveira Macedo Carneiro Pacobahyba

SECRETARIA EXECUTIVA DA RECEITA

Liana Maria Machado de Souza

SECRETARIA EXECUTIVA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO INTERNA

Sandra Maria Olimpio Machado

SECRETARIA EXECUTIVA DO TESOURO ESTADUAL E DE METAS FISCAIS

Fabrízio Gomes Santos

COORDENADORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS (CORINS)

Germana Parente Neiva Belchior

CÉLULA DE RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE (CERES)

Márcio Luiz Carlos de Morais

NÚCLEO DE CIDADANIA FISCAL (NUCIF)

Clarissa Cavalcante Barroso

Ana Caroline Gomes Freitas

Francisca Sibelle Jorge Lima

José Gerson Sousa do Vale

José Wellington da Rocha Carvalho

Kalina Carvalho de Castro

Luís Carlos Magalhães

Newton Mourão

CENTRO DE MEMÓRIA DA FAZENDA

Agda Sophia Silva Vieira

Francisco Fabrício da Silva Monteiro

Paulo José Ribeiro Maia

Thayane Lopes Oliveira

 

CÉLULA DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL (CECOMT)

Imaculada Maria Vidal da Silva

Adauto Alexandre de Moura Neto

Daniel Herculano Machado Barroso

Layla Beatriz Galvão de Oliveira

Leonilda Lima Cidrack do Vale

Rachel Mota Lima

Raquel Mourão Ferreira

Thiago Medeiros de Sousa

COORDENADORIA ADMINISTRATIVO FINANCEIRA (COAFI)

Saulo Araújo Toscano Júnior

COMISSÃO TÉCNICA DO RESTAURO DA FACHADA 

Fernanda Mara de Oliveira Macedo Carneiro Pacobahyba

Sandra Maria Olimpio Machado

Antônio Rubens Teixeira

Carlos Alberto Mendonça

Cristina Rodrigues Holanda

Filipe de Oliveira Nepomuceno

Francisco Alexandre Veras de Freitas

Frederico de Sousa Barros

Germana Parente Neiva Belchior

Isabel Pires

Liduíno Lopes de Brito

Jaime Cavalcante

Jéssica Ohara Pacheco Chuab

José Anastácio de Lima

Laurence Viguier

Paulo Roberto Lima de Oliveira

Raimundo Menescal

Remo Cesar de Oliveira Moura

Robledo Valente Duarte

Thayane Lopes Oliveira

SUPERINTENDÊNCIA DE OBRAS PÚBLICAS (SOP)

Fiscal da obra

Emmanuel Augusto Pessoa Cruz

EMPRESA F. RESTAURO

Arquitetos

Frederico Sousa Barros 

Robledo Valente Duarte

Lidianne Lopes Lima Verde

Pedro Caio Pinheiro Duarte 

EXPOGRAFIA E CONSULTORIA DE IMAGEM

Imaculada Maria Vidal da Silva

Adauto Alexandre de Moura Neto

Daniel Herculano Machado Barroso

Layla Beatriz Galvão de Oliveira

Leonilda Lima Cidrack do Vale

Rachel Mota Lima

Raquel Mourão Ferreira

Thiago Medeiros de Sousa

CURADORIA, TEXTO E PESQUISA

Germana Parente Neiva  Belchior

Clarissa Cavalcante Barroso

Agda Sophia Silva Vieira

Francisco Fabrício da Silva Monteiro

Paulo José Ribeiro Maia

Thayane Lopes Oliveira

CÉLULA DE INFRAESTRUTURA (CEINF)

Ana Cristina Sousa de Oliveira Sabóia

Cristiano Gadelha Fernandes

Francisco César de Sousa

Francisco Gadelha de Vasconcelos

Laurence Viguier

Mardônio Nogueira de Araújo

Marjorie Marques

Edilson da Costa Mendes Filho

Paulo Roberto Lima de Oliveira

Estagiárias de arquitetura 

Letícia Carvalho Guerra 

Andressa Moura Dias

Restauradores

Camila Monte De Sousa

Felipe Gabriel Thomaz Brasileiro

Michael Rodrigues

Auxiliar de restauração

Frederico Davi de Silva Barros

Frederico Arthur de Silva Barros

CONSTRUTORA ASTRAL

Engenheiros 

Alexandre Mendes de Oliveira

Caroline de Melo Alves

Lucas Silva Cordeiro

Mestres de obra

Luiz Rosa de Lima

Francisco Zacarias Lima

Pedreiros

José Erivaldo Pereira Barros

Raimundo Augustinho Sousa Neto

Manoel Evangelista Virginio 

Vigia

José Deusivan Sousa Ferreira

Serventes

Francisco José Ferreira de Souza

Manoel Danilo Alves de Souza

Rafael dos Santos Carneiro

Carpinteiros

Dilmar Gomes dos Santos

David Monteiro da Silva

Pintores

Francivaldo Pereira de Sousa

Audione Simplício de Sousa

João Carlos Silva Bezerra

José Flávio Ferreira da Rocha