JORNAL SEFAZ – NOVO TEMPO

  SNT HÁ 30 ANOS

O resgate da História e da Memória da Fazenda do Ceará

e a preservação do SEFAZ Novo Tempo

 

Mais de 30 anos se passaram, do passado recente da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, desde quando circulou pela primeira vez o jornal SEFAZ Novo Tempo (SNT), cuja manchete principal estampou a chamada: Fazenda comemora Centenário em 1993. Como presente surpresa, devidamente etiquetado e personalizado, o SNT chegou às mãos dos servidores fazendários, nos locais de trabalho por meio do serviço de malotes da Sefaz CE para atender as unidades fazendárias, em Fortaleza e na Região Metropolitana, e no interior do estado. Também, de surpresa, foi enviado aos endereços domiciliares dos aposentados e associados, da Associação dos Inativos Fazendários do Estado do Ceará (Aifec), entregues pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT).

Esse resgate histórico do SEFAZ Novo Tempo por parte do Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif), da Coordenadoria de Relacionamento com a Sociedade (Cores), é uma iniciativa que faz parte de outras ações que pretende realizar o Centro de Memória da Fazenda (CM), em respeito à rica e ainda pouco conhecida história fazendária cearense, de uma instituição longeva de 187 anos, cuja trajetória institucional faz intercessão com a história do Ceará.

Há mais de três décadas, o SEFAZ Novo Tempo (SNT) surgiu como órgão oficial de Comunicação Social, da então centenária Secretaria da Fazenda, no bojo das comemorações do referido marco histórico, de acordo com a linha do tempo da organização, desde a Proclamação da República Federativa do Brasil, com os desdobramentos políticos e administrativos, nos estados como o Ceará. Assim, esse genuíno periódico fazendário constituiu-se em um dos instrumentos de endomarketing propostos pela Comissão e a Subcomissão do Centenário da Sefaz, responsáveis pela elaboração e realização da programação, que constou de vários eventos oficiais, sócios-culturais e esportivos inéditos, em nossa organização, abrangendo a capital e o interior, a fim de promover a integração e a valorização do corpo funcional da máquina arrecadadora estadual. 

A gestação de uma criança normalmente dura nove meses no útero da mãe, envolta em transformações e expectativas… Como um filho tão esperado, o SNT foi fruto de uma gestação acelerada, depois da reunião propositiva dos integrantes do “Centenário”, em fevereiro de 1993, com o então secretário João de Castro Silva e o sub Frederico José Pereira Carvalho, em cerca de 30 dias o jornal veio ao mundo… Isso, quando inexistiam as facilidades do PC (Personal Computer) com ambiente Windows e as ferramentas do Office, por exemplo; tampouco a internet e intranet, na Fazenda. Enfim, o impensável universo digital das ferramentas e dos recursos tecnológicos da transição, entre os paradigmas do mundo analógico e digital, nos séculos XX e XXI. Para redigir as matérias, contava-se com as máquinas de datilografar das marcas FACIT e Olivetti Linea 98.

O SEFAZ Novo Tempo circulou na forma impressa, com o foco dirigido ao público interno fazendário, de um clima organizacional formado por servidores bem críticos, por conta do rescaldo da Greve de 1991, reunindo diferentes gerações etárias das décadas de 60, 70, 80 e 90, além dos prestadores de serviços.

Essa era a Sefaz Ceará dos anos 90, uma instituição onde as pessoas se conheciam, entre os que trabalhavam nos órgãos centrais (no Gabinete do secretário, nos Departamentos e no Contencioso Administrativo Tributário); também, nas Delegacias Regionais da Fazenda em: Caucaia, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral e Tianguá, com as suas coletorias e postos de fiscalização de mercadorias em trânsito.

Como toda grande organização, constituída por pessoas, a Fazenda não era imune às interferências comportamentais, às fofocas do “rádio corredor ou pião”, o que criava ruídos em relação às formas de comunicação existentes, entre a administração e os funcionários, comprometendo o feedback (retorno do público alvo).  Por isso, o Novo Tempo além da função de divulgar e promover as ações do Centenário da Fazenda, cumpriu outro importante papel no reposicionamento da comunicação, com um viês organizacional da transparência das ações institucionais, direcionado ao público interno fazendário.

Realmente, em seu primeiro ano de existência, o SNT foi conquistando a adesão e a confiança dos leitores, de tal sorte que a diretora do Departamento de Recursos Humanos (DERHU), Clara Germana Farias Carvalho Rocha e, também, o diretor da Divisão de Treinamento (Ditre), José Luciano Braga, defenderam a sua continuidade depois das ações dos 100 anos da Fazenda. Com o aval do então secretário da Fazenda, Frederico José Pereira de Carvalho, no primeiro semestre de 1994, foi criado na estrutura do DERHU o Núcleo de Comunicações Internas (Nucom), assim como o Núcleo de Serviço Social (Nuseso), a fim de incrementar as ações voltadas ao corpo funcional, os fazendários e os prestadores de serviços.

 

As inovações do jornal com a saída da IOCE

 

Nascido na gestão João de Castro Silva, falecido em acidente automobilístico em outubro de 1993, o SEFAZ Novo Tempo prosseguiu nas gestões dos secretários Frederico Carvalho, que foi o sub de João de Castro, depois na de Pedro Brito do Nascimento, que veio da Presidência do Banco do Estado do Ceará (BEC). Este passou o bastão da titularidade da Pasta ao secretário Ednilton Gomez de Soárez, nos governos Tasso Jereissati.

Nos dois primeiros anos, o SNT foi editorado e impresso tipograficamente na extinta Imprensa Oficial do Ceará (IOCE), com a diagramação de Vicente Mota. A partir da edição 16 (agosto/1996), passou a ser produzido na Compoartes com a diagramação de Sergio Lemos. A mudança de fornecedor, além de reduzir custos e prazos, possibilitou mudanças significativa na concepção do layout do produto jornalístico. A transformação permitiu o lançamento do encarte PRISMA (Caderno B), embora continuasse sendo impresso nas cores: preto e verde.

Com o secretário Ednilton Soárez, o “NOVO TEMPO” fez jus ao nome, haja vista os avanços pensados e concretizados. Na edição 26 (janeiro/1997), registra-se outro salto qualitativo, quando passou a ser impresso em cores, além de alterações no seu formato (Layout). O sinal verde das mudanças não parou por aí… A edição 36 (abril/1998) circulou com novas alterações que valorizaram mais ainda o órgão de divulgação, face ao novo perfil assumido, de um MIX de Magazine & Newspaper (revista e jornal). A administração fazendária consentiu a sua impressão em papel couchê 30 kg, realçando a nova diagramação bem como a combinação de cores: Policromia. Enfim, inaugurou-se uma nova vertente editorial, prosseguindo com a sua entrega no endereço domiciliar, acessível à família dos fazendários, além de passar a ser disponibilizado na Sefaz Intranet.

 

Características marcantes do SNT em sua trajetória

 

  Aliado ao compromisso jornalístico de comunicar e registrar os principais acontecimentos e decisões administrativas da Sefaz Ceará, com isenção e objetividade, com responsabilidade na promoção do conceito e da imagem da fazendária, a busca por um padrão de linguagem própria para lidar com a aridez das matérias de natureza fisco-tributárias, a busca por inovações na diagramação e impressão, enfim; tratam-se de marcas características construídas ao longo da existência do jornal SNT. Isto é, graças ao empenho dos profissionais e colaboradores envolvidos desde o nascedouro do projeto “Novo Tempo”, enquanto existiu até a administração do secretário José Maria Mendes. Como titular, Mendes foi tão assertivo quanto seus antecessores, mantendo o assessor de Comunicação Social/Imprensa, o fazendário e jornalista, Francisco Eunivaldo Pires Pereira, até o final de dezembro de 2006.

Ressalte-se que, desde o seu surgimento em março de 1993, a cada etapa sucedida, a participação intelectual e as digitais dos que  integraram o time SEFAZ Novo Tempo: Eliana Rodrigues de Farias, Iedda Machado Justo Pinheiro, Imaculada Maria Vidal da Silva (Jornalistas); José Gerson Sousa do Vale e José Roberto Severiano Gomes (Letras); dos articulistas Alfredo Rogério Gomes de Brito, Heliomar Sampaio de Albuquerque e Vera Girão; assim como, do saudoso jornalista Francisco Eunivaldo Pires Pereira e de Newton Mourão, jornalista e radialista. Ressalte-se, também, os inúmeros registros fotográficos de José Alves Neto e de Valmir Gregório do Nascimento Júnior, das coberturas jornalísticas realizadas para o jornal SNT e para o Informativo SEFAZ.

 

SNT: as 90 edições do jornal da Secretaria da Fazenda

 

O resgate em formato digital das 90 edições do SEFAZ Novo Tempo realizado pelo Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif), que será disponibilizado no site do Centro de Memória (www.centrodememoria.sefaz.ce.gov.br), é um claro sinal de respeito histórico aos 187 anos da Secretaria da Fazenda, recém completos na gestão do secretário Fabrizio Gomes, em 26 de setembro de 2023. E, também, um outro sinal de respeito às gerações fazendárias, do passado e do presente, junto ao público interno e externo da instituição, em razão do seu conteúdo sempre focado na preservação da memória fazendária cearense, a partir de 1993.

Em nome da inteligência e da sabedoria, dos aposentados e dos funcionários em efetivo exercício funcional, pesquisar e ler tais edições, permite a todos fazerem a saudável conexão do presente com o passado, alargando os caminhos ao futuro institucional, considerando desafios e experiências vividas. O que foi por décadas leitura do público alvo de quase 3.000 leitores, entre servidores ativos e inativos, de 1993 a 2006, que bimestralmente podiam ler seu conteúdo tranquilamente em domicílio, tais colegas fazem parte da história recente da nossa Secretaria Fazenda, que é tão querida por nós e muito respeitada Brasil afora.

Neste 2023, a exemplo do Coral dos Fazendários (Coral Sefaz CE) e do Programa Jovem Estagiário da Sefaz (PJES), o jornal SEFAZ Novo Tempo e outras ações de Marketing institucional oriundas do Centenário da SEFAZ, com o slogan – SEFAZ CONSTRUINDO UM NOVO TEMPO -, poderia ter completado 30 anos, para o orgulho da Fazenda e dos fazendários, de todos os tempos.

Enquanto existiu, sendo preservado por muitos secretários da Pasta, em cada edição do órgão de Comunicação Social, por meio do SNT foi tangível a ampliação da visibilidade interna e externa da instituição, da conscientização acerca da Missão, da Visão e dos Valores da Sefaz CE, da importância estratégica da Secretaria da Fazenda, nos importantes cenários do Governo do Estado do Ceará, que deve estar a serviço da população, independente do governante de plantão.

 

NEWTON MOURÃO – Servidor fazendário, jornalista e radialista,

um dos idealizadores do jornal SNT.

 

  

Ano 1993

Ano 1994

Ano 1995

Ano 1996

Ano 1997

Ano 1998

Ano 1999

Ano 2000

Ano 2001

Ano 2002

Ano 2003

Ano 2004

Ano 2005

Ano 2006

Ano 2011

Ano 2016