Exposição virtual de fotografias

Apresentação

A exposição virtual Pelas Lentes da Cidadania é resultado do curso PhotoPia: Pelas Lentes da Cidadania, realizado pelo Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif),  no Centro de Memória da Fazenda, de 26 de abril a 17 de maio de 2022. Esta exposição fotográfica é composta pelas imagens capturadas pelos alunos ao longo do curso, fruto da produção visual em um contexto subjetivo, poético e de livre expressão.

O objetivo foi produzir e promover conhecimentos sobre o universo da fotografia para os servidores, aposentados e colaboradores da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE), provocando uma reflexão sobre a temática da cidadania, tanto para os participantes do curso, quanto para os visitantes.

A formação é uma parceria das entidades fazendárias: Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Aafec), por meio do seu projeto Mente Viva, sob a coordenação da fotógrafa Luciana Portela Pimentel, e da Caixa de Assistência dos Fazendários (Cafaz Saúde e Cafaz Corretora), contando ainda com o apoio da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep) da Sefaz-CE.

 

Foto Destaque

Como forma de estimular os talentos, foi feito um Concurso entre os alunos para que fosse selecionada a Foto Destaque. O Júri foi formado por Germana Parente Neiva Belchior, Luciana Portela Pimentel, Rachel Mota Lima, Sandra Maria Olimpio Machado e Thais Mesquita Gadelha.

Como critérios de avaliação, foram analisados os seguintes aspectos: 1. Parte técnica (enquadramento, edição de imagem, etc.); 2. Criatividade do fotógrafo e 3. Alinhamento entre a fotografia e a temática da Cidadania.

O artista fazendário, Lauro Henrique Pereira Rodrigues, e sua fotografia, “A mão que balança o berço”, inauguram a nossa Exposição Virtual.

A mão que balança o berço. Foto destaque: Lauro Henrique Pereira Rodrigues

Um olhar Pelas Lentes da Cidadania, surge da motivação, da construção e da inquietação sobre uma sociedade ativa e reflexiva, quanto às questões do papel da população e da sua força transformadora na esfera material e imaterial. Trazemos fragmentos, ações e vivências da arte e do prazer em fotografar, que deixaram suas marcas sob uma nova ótica diante de si, do outro e do mundo que o rodeia. 

Os participantes do curso buscaram direcionar as lentes dos seus celulares, através da subjetividade, desbravando, para além da questão técnica, os mares da cidadania e a percepção da educação fiscal, no seu cotidiano. 

Sendo assim, colocamos a fotografia como o ponto de partida, a fim de conectar e ampliar, terapeuticamente, percepções e emoções. Um respiro para um contemplar delicado e consciente.

A exposição propõe um diálogo com o espectador e mergulha nas diferentes visões dessa experiência. Explorando os constantes movimentos de pertencimento para com a cidade, da maneira particular de ver o mundo e de como tudo isso pode se alinhar com a fotografia. As memórias, subjetividades e narrativas deste cotidiano estão presentes nas imagens e na sua poética visual.

Ficha Técnica

CURADORIA: Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif) e Projeto Mente Viva da Associação dos Aposentados Fazendários do Ceará (Aafec).

TEXTO E FOTOGRAFIA: Educativo do Centro de Memória da Fazenda: Agda Sophia Silva Vieira, Francisco Fabricio da Silva Monteiro, Paulo José Ribeiro Maia; Coordenadora do curso: Luciana Portela Pimentel; Mediadora: Thais Mesquita Gadelha.

CONSULTORIA DE IMAGEM: Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif)

EXPOGRAFIA: Célula de Comunicação Institucional (Cecomt)

JÚRI DA FOTO DESTAQUE: Germana Parente Neiva Belchior, Luciana Portela Pimentel, Rachel Mota Lima, Sandra Maria Olimpio Machado e Thais Mesquita Gadelha

APOIO: Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Aafec), Caixa de Assistência dos Fazendários (Cafaz) Saúde e Corretora e Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep) da Secretaria da Fazenda.

ALUNOS:

Agda Sophia Silva Vieira
Diana da Cunha Moura
Eugênio Marcelo Coutinho Rodrigues
Fabíola Leão Rosa Silveira
Francisco Aníbal Silva
Francisco Fabricio da Silva Monteiro
Francisco José Pinheiro
Jéfter Cícero Barroso Sales
Jucilene Ávila Barroso
Lauro Henrique Pereira Rodrigues
Nabor Barbosa Meira
Najla de Souza Araujo
Paulo José Ribeiro Maia
Rayane Patrinne Pinheiro Alves
Taís Alves
Valéria Passos Brasil
Valmir Gregório do Nascimento Júnior