Histórico

Centro de Memória da Fazenda

O Centro de Memória da Fazenda, inaugurado em 21 de dezembro de 1998, tem por objetivo preservar, valorizar e difundir o acervo histórico da Secretaria da Fazenda, bem como ser um espaço para a promoção da cidadania fiscal por meio da realização de ações de educação fiscal. Sua história foi marcada por três importantes momentos:

Concepção (1993)

Embora a ideia de um Espaço de Memória viesse de muito antes, foi no contexto das comemorações dos 100 anos da Secretaria da Fazenda (tendo como marco temporal sua estruturação em período republicano) que foram empreendidas as primeiras ações para a formação de um acervo para o futuro museu.

Instalação (1998)

Nos anos 1995 e 1996, a ideia ganha novo fôlego com o Programa de Modernização Administrativa, o Masterplan. As ações do programa visavam à melhoria do nível sociocultural e o cultivo a uma maior integração entre os fazendários, impulsionando as ações no sentido de constituição de um espaço cultural. Após pesquisa e organização do acervo, foi inaugurado o Centro de Memória da Sefaz no ano de 1998.

Reinauguração (2021)

Em 2019, a Secretaria da Fazenda firmou um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria da Cultura do Ceará. Como resultado desta cooperação, foi restaurado o vitral quase centenário da Sede I da Sefaz (realizado pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho) e formada uma equipe interdisciplinar para pensar a reestruturação do Centro de Memória da Fazenda, o qual foi reinaugurado em setembro de 2021.

Neste processo, foram planejadas as comemorações dos 185 anos da Sefaz (tendo como marco temporal a criação da Thesouraria Provincial), assinado o Decreto de criação do Centro de Memória e contratado um novo projeto museográfico para o Centro de Memória.

Texto adaptado do livro: WEYNE, Walda Maria Mota; AMORIM, Márcio William França; VIEIRA, Carla Manuela, PORFÍRIO, Francisco Weber Pinto; BELCHIOR, Germana Parente Neiva. Sefaz: tributo à história. 2. ed. Centro de Memória da Fazenda (1998-2021). Fortaleza: Secult, 2021.