
Na última terça-feira (14/10), a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) recebeu representantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para uma visita institucional ao Centro de Memória da Fazenda (CM). O encontro teve como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido pelo memorial na preservação da história fazendária e trocar experiências sobre ações de memória e patrimônio histórico no Ceará.
A visita foi acompanhada pela equipe do CM, que apresentou o acervo, as iniciativas educativas e as ações de conservação do patrimônio histórico fazendário. Durante o encontro, a equipe do ITA destacou a relevância de construir um espaço de memória voltado à história do Instituto no estado, especialmente em Fortaleza, onde se discute a criação de um memorial na Base Aérea.
A proposta é que o local abrigue registros, documentos e objetos que contem a trajetória de profissionais que contribuíram para o desenvolvimento tecnológico e científico da Aeronáutica no Ceará.

A gestora do CM, Clarissa Barroso, expressou satisfação com a visita e destacou a relevância da troca de experiências entre as instituições.
“É uma grande satisfação receber a comitiva da Base Aérea de Fortaleza e do ITA Ceará no Centro de Memória da Fazenda. Ficamos muito honrados em saber que nosso espaço tem inspirado outras instituições públicas, como o ITA Ceará, na criação de seus próprios equipamentos de preservação da memória”, afirmou.
Ela ainda ressaltou o propósito do equipamento, criado ainda na década de 1990. “O Centro de Memória nasceu do desejo de valorizar a história da Sefaz e de reconhecer o papel das pessoas que a construíram. Ver esse propósito se expandindo e motivando outras iniciativas de resgate histórico nos enche de alegria e reforça o sentido do nosso trabalho”, pontuou.

A 2ª sargento Lísia Barbosa, que atua como topógrafa e integra a equipe envolvida no projeto do novo memorial, ressaltou a importância do trabalho de preservação histórica e da parceria com o CM.
“A ideia surgiu da necessidade de contar essa história, e, sem saber por onde começar, decidimos fazer uma visita ao Centro de Memória da Fazenda. A ideia central é preservar e guardar tudo o que estamos fazendo, porque, para além do ITA, há muita coisa guardada e muitas histórias que acabam se perdendo. Criar esse memorial na Base Aérea de Fortaleza e relembrar a trajetória de tantos que já passaram é de extrema importância”, destacou.
O projeto prevê a criação de uma sala imersiva, além de um documentário e um livro que registrem a memória institucional do ITA no Ceará.

A Tenente Maísa, Chefe da Célula de Divulgação e Imprensa da Base Aérea de Fortaleza, destacou que o encontro com o Centro de Memória da Fazenda foi uma experiência significativa para o grupo, especialmente no contexto de consolidação do ITA no Ceará.
“A visita ao Memorial da Sefaz nos trouxe importantes reflexões e inspirações para a construção da memória institucional do ITA no Ceará. Por estarmos em um momento de consolidação, entendemos que a história do Instituto está sendo escrita agora, a cada passo dado. E a comunicação tem papel essencial nesse processo, atuando para registrar, organizar e dar significado a cada etapa dessa trajetória, de modo que o nascimento do ITA no Ceará seja lembrado como o início de uma grande história”, afirmou.
Serviço
Visitação ao Centro de Memória da Fazenda
Local: Av. Alberto Nepomuceno 02, Centro – Fortaleza, CE
Horário: 9h às 12h – 14h às 16h
Entrada: Gratuita
Fotos – Layla Galvão
Texto – Guilherme Brito sob orientação de Carolina Mesquita