Turma de administração do município de Ocara  visita o Centro de Memória da Fazenda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

 21/11/2023 #Fotos: Joziane Pontes#Texto – Vanessa Alves e Joziane Pontes*

Alunos do curso Técnico de Administração da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Môsa da Silva, localizada no município de Ocara, na região norte do estado, visitaram, na última quinta-feira (16/11), o Centro de Memória da Fazenda (CM) da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). A turma composta por 41 alunos do Ensino Médio estava acompanhada pelos professores Wagner Magalhães e Erlanio Ferreira Lima. No encontro, foram aprofundados os conceitos estudados nas disciplinas de Economia, Finanças e Direito Tributário.

Durante o percurso da exposição “Galeria dos Secretários”, os estudantes conheceram as atribuições do cargo de Secretário da Fazenda estadual e a influência do contexto histórico na administração da instituição. Dentre os mais de 50 nomes dispostos na exposição, o de Fernanda Pacobahyba despertou a curiosidade deles pelo fato de ter sido a primeira mulher a assumir o cargo em mais de 130 anos de história e de a gestão dela ter ocorrido no desafiante período da pandemia de Covid-19.

A turma teve acesso a documentos, fotos e objetos históricos, incluindo uma máquina de escrever centenária. Além disso, os estudantes conheceram a Sala-Cofre, que abriga a instalação artística “Valor”, criada pelos artistas Lara Albuquerque e Vitor Grilo, que utiliza a técnica de stencil de luz para projetar palavras relacionadas à tributação. Nesse momento, os alunos foram convidados a refletir sobre a importância de valorizar as pessoas e a cultura como verdadeiros tesouros do Estado.

Conforme Lucas Fernandes, aluno do segundo ano do ensino médio, a experiência serviu para conhecer outros relatos sobre a constituição do Estado. “Foi uma experiência muito boa e fundamental para entendermos nossas origens (como cearenses) e quais caminhos  nos trouxeram até aqui. Além disso, entender um pouco sobre a gestão da Sefaz é importante para nós que estudamos administração”, comenta Lucas. 

A estudante Neurielen Salviano, da mesma turma, relata que conhecer fisicamente documentos históricos que são descritos em livros auxilia a aprofundar conhecimentos sobre as disciplinas estudadas. “Essa visita foi importante para  entender sobre as constituições que conduziram a administração pública ao longo da história do país”, afirma  Neurielen. 

Programa de Educação Fiscal

O Centro de Memória da Fazenda, além de ser um local de relevância histórica e cultural, tem parceria com o Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), o qual busca promover reflexões sobre a relação entre cidadania e tributação, bem como destacar a importância e a diversidade das atividades da Sefaz-CE. Por esta razão, durante a visita, os estudantes participaram de dinâmicas e palestras ministrada pela auditora fiscal Cristina Honsi sobre as ações realizadas pela Secretaria e o impacto que exercem na sociedade. 

Segundo a coordenadora do Núcleo Educativo do Centro de Memória da Fazenda, Ana Paula Bezerra, a visita reforça o papel social que o equipamento exerce no âmbito cultural e educacional. “O grupo teve a oportunidade de compreender, por meio da mediação realizada pela equipe, a importância do  patrimônio cultural, o processo de restauro de equipamentos tombados e o prédio como elemento que conta parte da história do Ceará.  Eles  puderam entender também como são geridos os recursos públicos arrecadados. Assim, esse espaço se torna fundamental para mediar o diálogo entre a Secretaria e o público em geral“, declara a coordenadora. 

Centro de Memória da Fazenda
Interessados em conhecer o Centro de Memória da Fazenda podem agendar visitas por meio do telefone (85) 3108.0615 ou pelo sitecentrodememoria.sefaz.ce.gov.br/visitacao/

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h.

Localização: sede principal da Secretaria da Fazenda (avenida Alberto Nepomuceno, 2, Centro, Fortaleza – CE).

* Joziane Pontes e Vanessa Alves são estagiários sob supervisão das jornalistas Hannah Freitas e Sara Rebeca Aguiar.