Siga-me apresenta as novas instalações do Centro de Memória da Sefaz | Programa Siga-me, TV Assembleia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
 
O programa Siga-me apresenta, nesta sexta (05/11), às 19h20, na TV Assembleia (canal 31.1), as novas instalações do Centro de Memória da Secretaria da Fazenda, (Sefaz), reinaugurado em setembro, por ocasião das celebrações dos 185 anos da Sefaz. 
 
O espaço é um equipamento cultural que conta com uma área de 255 m², no térreo do Palácio da Fazenda, na avenida Alberto Nepomuceno, no Centro de Fortaleza, que reúne mobiliário, fotos, documentos, livros e objetos de valor histórico; alguns do início do século XIX. 
 
O equipamento, que foi reformado pelo Governo do Estado, oferta também três ambientes ao público, compostos por uma galeria de fotopinturas de ex-secretários da Fazenda e duas salas para exibir a exposição de longa duração “Notas de Memória”. O memorial tem a curadoria da Sefaz junto à Secretaria da Cultura do Ceará e Butuca Produções Culturais.
 
O Centro de Memória utiliza recursos de multimídia para viabilizar maior interatividade com a história fazendária. O visitante pode também aprofundar seus conhecimentos no mundo dos tributos e refletir sobre a finalidade da arrecadação para a sociedade.
 
Um dos destaques do equipamento é a sala-cofre, que, quando foi construída, teve a função de guardar recursos arrecadados no Estado. O local conta com 14 m² de área, com paredes com espessura de 60 cm.
 
No ambiente, o visitante é chamado a refletir sobre a desmaterialização do dinheiro e a transformação em políticas públicas. Também pode conferir a instalação artística “Valor”, de Lara Albuquerque e Vítor Grilo. 
 
O horário de funcionamento do Centro de Memória da Fazenda é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h. Nesta fase inicial, em função dos protocolos sanitários contra a Covid-19, a visitação será permitida apenas mediante agendamento on-line.
 
Apresentado por Jânio Alves e produzido por Clara Pinho, Rosanni Guerra e Virna Cavalcante, o Siga-me é exibido às quartas-feiras, às 19h20. A reprise do programa acontece ao longo da semana, durante a programação da TV Assembleia. Os programas anteriores também podem ser vistos no canal da TV Assembleia no YouTube.