#Carol Gomes – Fotos, #Hannah Freitas – Texto
A visita técnica ocorreu nessa segunda-feira (5) e proporcionou a troca de experiências entre as instituições
Integrantes do Grupo Estadual de Educação Fiscal (GEFE) e da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (Seec-RN) estiveram em Fortaleza para conhecer melhor o funcionamento do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE). Na opinião da líder do GEFE, Eliane Dias, o trabalho conduzido pela Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) é uma referência nacional. O diálogo entre as equipes dos dois estados sempre existiu e é considerado positivo. “Nós já temos essa história de parceria”, destacou.
Para Clarissa Barroso, gestora do PEF-CE, a principal conquista do programa é a colaboração com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE), o que possibilita uma ampla adesão no ensino público e reflete em diferentes setores da sociedade. Ela explica que “das 341 escolas de ensino médio em tempo integral no Estado do Ceará, a disciplina de educação fiscal está presente em 70 delas”. No Rio Grande do Norte, está prevista a implementação do programa nas escolas ainda este ano. Por enquanto, um trabalho de formação e sensibilização dos professores é realizado.
Pela manhã, a equipe potiguar também visitou o Centro de Memória da Fazenda (CM). No período da tarde, eles estiveram na Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Moreira de Sousa, uma das unidades que oferecem a disciplina eletiva de educação fiscal.