Sefaz oferece formação para jovens recreadores no Programa Cidade Mais Infância 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
IMG_6228

Nesta quinta-feira (3), a Secretaria da Fazenda do estado do Ceará (Sefaz-CE) realizou uma formação para recreadores do Programa Cidade Mais Infância, que propõe atividades educativas por meio do entretenimento. O evento capacitou mais de 60 colaboradores em educação fiscal, promovendo um ambiente de cooperação e confiança entre fisco e sociedade.

A Cidade Mais Infância é uma cidade em escala infantil que incentiva o protagonismo da criança na compreensão do meio urbano e dos equipamentos públicos, de forma a descobrir o próprio papel na sociedade. Em adição ao Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e à Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), por exemplo, uma pequena Sefaz será inaugurada dentro do parque, disponibilizando brinquedos de cédulas de moeda e de notas fiscais. Por isso, a capacitação dos recreadores se tornou ainda mais necessária. 

Para a palestrante do dia e gestora do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), Clarissa Barroso, a presença da Sefaz-CE na Cidade Mais Infância reforça o compromisso da Secretaria com a formação cidadã desde os primeiros anos de vida. “Essa parceria é uma forma de plantar sementes de consciência fiscal nas novas gerações, contribuindo para uma sociedade mais justa, participativa e informada”, afirmou.

IMG_6205

No decorrer do treinamento, a servidora fazendária falou sobre a cidadania, a importância dos impostos para a execução de políticas públicas e os prejuízos da sonegação. Ao fim da palestra, os recreadores fizeram um exercício de reflexão sobre os deveres do cidadão em cada fase da vida, da infância à idosidade.

A coordenadora da Cidade Mais Infância, Patrícia Rinaldi, esteve presente durante a formação que foi, segundo ela, primordial.  Patrícia contou que ”uma das missões da Cidade Mais Infância é trabalhar a questão educativa de maneira lúdica e, para isso, todos os recreadores precisam ter o entendimento. Temos o papel de reafirmar as políticas públicas do Estado, e a questão da Sefaz na conscientização tributária é extremamente importante, porque é de onde vêm os recursos das atividades educativas, incluindo a Cidade Mais Infância”.

IMG_6160

O colaborador Paulo Henrique da Silva, conhecido como Kiwi, ressaltou a importância de inserir a Sefaz no parque. “Isso traz para a criança o conhecimento de que não é só o dinheiro, mas a importância daquele dinheiro, por que ele existe e a forma correta de gastá-lo. Além disso,  trouxe muito conhecimento para os recreadores”, contou Kiwi.

  • Lavínia Fonseca – Texto
  • Bárbara Barbosa – Fotos
  • Vanessa Alves – Supervisão