Sefaz festeja 185 anos com reinauguração de Centro de Memória nesta segunda (27) | O Otimista

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícia publicada no site O Otimista, no dia 27/09/2021

Em comemoração aos seus 185 anos, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) reinaugura, nesta segunda-feira, 27, às 16h, o Centro de Memória da Fazenda. O evento contará com a presença da titular da Sefaz, Fernanda Pacobahyba; e do secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba.

De acordo com informações do Governo do Estado, o equipamento cultural ganhou um novo espaço e agora vai funcionar em uma área de 255 m², no térreo do Palácio da Fazenda. O edifício, inaugurado em 27 de novembro de 1927, foi o primeiro bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará, em 1982. O local foi revitalizado para expor o acervo da Sefaz, que reúne mobiliário, fotos, documentos, livros e objetos de valor histórico; alguns do início do século 19.

Os ambientes

Na primeira etapa, o Centro de Memória oferecerá ao público três ambientes, compostos por uma galeria de fotopinturas de ex-secretários da Fazenda e duas salas que vão exibir a exposição de longa duração “Notas de Memória”. A curadoria é da Sefaz, Secretaria da Cultura do Ceará e Butuca Produções Culturais.

Um dos destaques do Centro de Memória da Fazenda é a Sala-Cofre, que em sua origem cumpriu a função de guardar os recursos arrecadados no Estado. Com 14 m² de área, o recinto tem paredes com espessura de 60 cm.

O horário de funcionamento do Centro de Memória da Fazenda será de segunda a sexta, das 8h30min às 17h, com última entrada às 16h. A visitação será permitida apenas mediante agendamento online a partir de terça-feira, 28. Para ter acesso ao equipamento, o usuário deverá agendar no site centrodememoria.sefaz.ce.gov.br.