Sefaz comemora 185 anos com reinauguração de Centro de Memória nesta segunda | Portal IN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícia publicada no site Portal IN, no dia 27/09/2021

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) completa 185 anos de trajetória ligada à história política e econômica do Estado. Para celebrar o aniversário, o órgão reinaugurou nesta segunda, o Centro de Memória da Fazenda, com a presença da titular da Sefaz, Fernanda Pacobahyba; e do secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba.

O equipamento cultural ganhou um novo espaço e agora vai funcionar em uma área de 255 m², no térreo do Palácio da Fazenda, prédio histórico que abriga a sede principal da Sefaz. O edifício, inaugurado em 27 de novembro de 1927, foi o primeiro bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará, em 1982.

O local foi revitalizado para expor o acervo da Secretaria, que reúne mobiliário, fotos, documentos, livros e objetos de valor histórico; alguns do início do século 19.

A reforma foi conduzida com todo zelo para manter as características originais do edifício, dentre elas o piso de ladrilho hidráulico.

O novo espaço passa a integrar um conjunto arquitetônico, do qual faz parte um vitral de seis metros de altura que retrata atividades econômicas realizadas no Ceará no início do século 20.