Secretaria da Fazenda do Ceará e Município de Caucaia fortalecem parceria para a Educação Fiscal.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

  #Texto # Fotos – Joziane Pontes

A comissão visitou a exposição “Notas de Memórias” e outras instalações do CM.  Da direita para a esquerda, Clarissa Barroso, Alexandre Cialdini, Marlony Patrício, Verônica Mota e Caroline Gomes. 


Na última segunda-feira (22/01), o Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif), da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), recebeu representantes da Secretaria de Finanças do município de Caucaia (Sefin). O objetivo foi realizar uma reunião estratégica sobre o planejamento e  fortalecimento de iniciativas sobre a Educação Fiscal no município. O encontro foi encerrado com uma visita às exposições do Centro de Memória da Fazenda (CM), localizado na sede do Fisco estadual. 

A Sefin de Caucaia busca consolidar a cooperação com o Estado a fim de favorecer medidas já iniciadas no município, como a promulgação da Lei N° 3.676, de 23 de novembro de 2023 que institui o Programa Caucaia de Educação Fiscal. A troca de experiências, para a estruturação de medidas como essa com a Sefaz-CE, garante uma base sólida e eficiente para a acessibilidade ao ensino sobre a dinâmica dos tributos e a melhoria da relação entre a população e o fisco, considerando a experiência e os bons resultados da Instituição. 

A visita às exposições do CM selou o encontro. O equipamento cultural é um dos instrumentos da Sefaz-CE para a educação fiscal e disponibiliza um acervo com documentos, equipamentos históricos e instalações artísticas  que favorecem a reflexão sobre a cidadania. Além disso,  os alunos de diferentes instituições de educação do Estado que visitam o espaço participam de visita mediada  por educadores, na qual aprendem sobre a história da tributação e da administração pública no Brasil. Os servidores da Sefaz também apresentam, na ocasião, uma palestra sobre a cidadania fiscal. 

A instalação artística “Valor” está localizada em um cofre original e dispõe de notas monetárias históricas.  

Os elementos apresentados no CM visam promover o pensamento crítico sobre o papel do cidadão na dinâmica fiscal. 

No encontro, estiveram presentes  a gestora do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), Clarissa Barroso, a pedagoga e técnica em educação da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), Caroline Gomes, o Secretário de Finanças de Caucaia, Alexandre Cialdini e os servidores da Sefin,  Marlony Patrício e Verônica Mota.