Restauro do Palácio da Fazenda é tema de exposição virtual “As cores da nossa história”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Com o término da pintura e das obras de restauro de suas fachadas, o prédio que abriga a sede I da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE) foi entregue na manhã desta quarta-feira (21). A solenidade foi conduzida pela secretária da pasta, Fernanda Pacobahyba, e contou com a presença da governadora do Estado, Izolda Cela; do superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; e demais autoridades.

Pensando no registro e documentação deste processo de restauro, o Centro de Memória da Fazenda (CM), equipamento cultural da Sefaz-CE, inaugurou uma exposição virtual intitulada: “As cores da nossa história: o restauro no Palácio da Fazenda”. A gestora do CM, Clarissa Barroso, explicou que a mostra foi pensada com o objetivo de difundir a educação patrimonial. “A exposição ressalta a importância que o restauro do Palácio representa para a Sefaz e para a sociedade. Lá observamos os detalhes do processo, assim como um testemunho que marca a história através das cores que já passaram pelas paredes do prédio.”

Fernanda Pacobahyba destacou o processo de restauro e comentou sobre outros projetos realizados pela Secretaria com o objetivo de preservação. “Em 2019, iniciamos o ano com algo muito simbólico que foi a reinauguração do nosso vitral. E esse foi o primeiro passo que demos de uma aproximação muito firme com a Secretaria de Cultura. Depois dessa revitalização do vitral, em 2021 reinauguramos o Centro de Memória da Fazenda. Mas externamente, o prédio estava muito deteriorado, e a gente tinha uma alternativa que seria a clássica: contratar uma pintura para o edifício; mas com esse olhar de maior delicadeza, com esse cuidado com o patrimônio público que a nossa equipe tem, nós decidimos realizar este restauro.”

Ao longo da obra foi realizado um trabalho de prospecção que investigou as camadas de tinta usadas na edificação no decorrer dos anos, e foi descoberto que as cores originais do prédio eram de tons rosa e amarelo. Após reunião de uma comissão formada por representantes da sociedade civil, de instituições representativas de fazendários, da Sefaz, da SOP e da Secretaria da Cultura do Estado (Secult-CE), foi elaborada uma nota técnica decidindo que o edifício, até então cinza e branco, retornaria às cores originais.

Após reforma, o prédio histórico do Palácio da Fazenda, no Centro de Fortaleza, volta a ter as cores originais, rosa e amarelo. Foram restaurados os elementos decorativos e a alvenaria do prédio, que foi inaugurado em 1927 e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará em 1982.

A governadora Izolda Cela falou sobre a importância da preservação do patrimônio público para a conservação da memória. “É uma nobre responsabilidade nossa preservar e garantir a memória e a presença da nossa história, que é contada de diversas formas, pelo conhecimento, pelos livros e pelas edificações. Nós temos que cuidar daquilo que nós temos. E esse aqui é um exemplo maravilhoso disso. Se observarmos do ponto de vista individual, é muito evidente como a nossa história, as nossas referências de lugares, de afeto, as pessoas, tudo isso é constituinte daquilo que nós somos. E este prédio é muito representativo para a história da cidade de Fortaleza e para o Ceará.”

Restauro do Palácio da Fazenda

Em 2021 foi firmada uma parceria entre a Sefaz-CE e a Superintendência de Obras Públicas (SOP) para a realização de obras de restauro das fachadas da sede I do Fisco estadual, com o objetivo de preservar o patrimônio histórico-cultural. O Palácio da Fazenda foi construído em 1927 e foi o primeiro bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará, em 1982, além de ser o primeiro prédio de concreto armado do Estado.

“O primeiro Porto do Ceará era aqui perto e a localização da Secretaria da Fazenda próxima a este local auxiliava no trabalho realizado de aguardar os navios chegarem para fazer a tributação da carga. Esse resgate das cores é um resgate da alma desse prédio, de tudo aquilo que ele representa e agora a gente dá luzes ao que ele tem. É algo muito simbólico. E a gente entrega para a nossa população um equipamento público que espelha a cara da Sefaz“, complementou a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba.

Confira a exposição “As cores da nossa história: o restauro no Palácio da Fazenda” completa clicando aqui.

 

Agda Sophia – Texto
Thiago Medeiros – Arte Gráfica