Centro de Memória da Fazenda retoma visitas presenciais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Nesta semana, o Centro de Memória da Fazenda reabriu as portas para visitas presenciais. Desde o dia 17 de janeiro, as visitas ao equipamento cultural estavam suspensas devido ao agravamento do quadro sanitário no Ceará, com a disseminação da Covid-19 e demais síndromes respiratórias circulantes no país.

Entre os visitantes recebidos está a historiadora, curadora e professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Joana Darc Lima. A docente elogiou o espaço e comentou sobre a importância dos equipamentos culturais na relação com a sociedade. “Acho importante salientar como a exposição foi respeitosa com relação ao patrimônio material, ou seja, o próprio edifício, e a questão da manutenção do piso original da construção”, destacou.

Para ela, esses espaços, sejam eles públicos ou privados, são extremamente importantes para a formação de públicos para a arte, para a cultura, para a memória e para o patrimônio público. “Cada pessoa já nasce herdeira de um patrimônio, de uma memória e de uma história. Estes espaços atuam como mediadores entre a consciência individual e a forma de se ver parte de uma sociedade. Além disso, os equipamentos são uma ferramenta de educação, pois são responsáveis pela manutenção e sobrevivência da nossa história e memória.”, complementou a historiadora, curadora e professora da Unilab, Joana Darc Lima.

A coordenadora de exposições do Centro de Memória da Fazenda, Mariana Ratts, explica que durante o período no qual as visitas presenciais foram suspensas, a equipe do equipamento cultural realizou atividades internas, como pesquisa e catalogação do acervo, além do planejamento de ações educativas e novas exposições.

Em dezembro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) disponibilizou o Tour Virtual no site https://centrodememoria.sefaz.ce.gov.br/tour-virtual/. Mariana Ratts ressalta que o recurso é uma ferramenta de acessibilidade, na qual há a visualização detalhada do espaço expositivo, podendo ser acessada por meio de computadores, tablets ou celulares.

“A reinauguração do Centro de Memória da Fazenda foi atravessada pelo cenário da pandemia que provocou uma visitação presencial restrita e a exposição virtual veio com a possibilidade de dar acesso às mostras. Saliento que cada forma de conferir a exposição é diferente e as experiências se somam. O tour virtual é uma forma do debate sobre educação fiscal e memória fazendária ingressarem em outros formatos.”, destacou a coordenadora de exposições do espaço cultural.

Visitas

As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo site centrodememoria.sefaz.ce.gov.br/visitacao/. Na recepção, o visitante precisa mostrar o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

O Centro de Memória da Fazenda está localizado na Avenida Alberto Nepomuceno, n°2, Centro- Fortaleza/ Ceará. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h.

Sobre o Centro de Memória

O Centro de Memória da Fazenda foi reinaugurado e institucionalizado no dia 27 de setembro de 2021, durante as comemorações dos 185 anos da Secretaria da Fazenda. O equipamento cultural oferece três ambientes: galeria de fotopinturas de ex-secretários da Fazenda e duas salas com a exposição de longa duração “Notas de Memórias”. Um dos espaços é a sala-cofre, na qual os visitantes podem conferir a instalação artística “Valor”, de Lara Albuquerque e Vítor Grilo.

*Texto – Agda Sophia (estagiária sob supervisão das jornalistas Natália Coutinho e Raquel Mourão