Escola no Fisco: Centro de Memória da Fazenda recebe a visita de estudantes do Senac

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Centro de Memória da Fazenda recebeu grupos de alunos do curso de Assistente Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), durante os dias 15 e 18 de março. A série de visitas faz parte do projeto Escola no Fisco, idealizado pelo Programa de Educação Fiscal (PEF-CE), com o objetivo de convidar estudantes para conhecerem as atividades desenvolvidas pela Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) e refletir sobre tributação e cidadania.

Ao longo dos meses de março e abril, mais cinco turmas visitarão o espaço cultural, totalizando mais de 170 alunos visitantes, divididos em 12 grupos. O professor do curso de Assistente Administrativo, Ismael Morais, ressaltou que a visita foi pensada buscando aprofundar os assuntos que os estudantes viram em sala de aula.

Logo após conhecerem o Centro de Memória da Fazenda, os alunos tiveram um momento de bate-papo com integrantes do Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif), no qual aprenderam mais sobre educação fiscal, cidadania e investimentos públicos.

A supervisora do Nucif, Clarissa Barroso, destacou a importância deste espaço de conversa com os estudantes. “Reconhecemos o papel do protagonismo estudantil na educação, por isso pensamos em um momento mais descontraído, em que ao invés de uma aula convencional, ao estilo professor fala e aluno escuta, optamos por uma conversa na qual pudéssemos ouvir os jovens e saber o que eles pensam sobre Educação Fiscal.”

“O resultado tem sido extraordinário. Percebemos o quanto de valor eles trazem em suas falas. Mostraram um posicionamento confiante sobre a importância do tema e o quanto eles são sensíveis a essa causa”, complementou a supervisora do Nucif, Clarissa Barroso.

Um dos estudantes que participou da visita foi Guilherme Rodrigues. Ele comentou que o momento de bate-papo foi interessante, pois pôde aprender mais sobre alguns temas, como a questão dos direitos dos cidadãos. O estudante falou que a Galeria dos Secretários foi o espaço que mais gostou. “Achei muito bom ter essa conexão com a história. Na parte das fotografias dos ex-secretários, pude ver as pessoas que passaram pelo órgão e conhecer mais sobre o que realizaram enquanto estavam aqui.”

Sobre o Centro de Memória

O Centro de Memória da Fazenda foi reinaugurado e institucionalizado no dia 27 de setembro de 2021, durante as comemorações dos 185 anos da Secretaria da Fazenda. O equipamento cultural oferece três ambientes: galeria de fotopinturas de ex-secretários da Fazenda e duas salas com a exposição de longa duração “Notas de Memória”. Um dos espaços é a sala-cofre, onde os visitantes podem conferir a instalação artística “Valor”, de Lara Albuquerque e Vítor Grilo.

A curadoria é da Sefaz, Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e Butuca Produções Culturais.

Serviço

A Sefaz disponibiliza uma van, com espaço para até 14 pessoas, que pode ser solicitada pelas escolas interessadas em participar do projeto Escola no Fisco e conhecer o Centro de Memória da Fazenda. As visitas em grupo podem ser agendadas por meio do telefone (85) 3108-0615 (falar com Fabrício Monteiro) ou pelo site: https://centrodememoria.sefaz.ce.gov.br/visitacao/

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h

Onde: Avenida Alberto Nepomuceno, n°2 – Centro – Fortaleza/CE

*Texto – Agda Sophia (estagiária sob supervisão da jornalista Imaculada Vidal)