Na manhã desta segunda-feira (13), estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Senador Osires Pontes, localizada no bairro Canindezinho, em Fortaleza, visitaram o Centro de Memória da Fazenda. Esta primeira turma inicia uma série de visitas promovida pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE) em conjunto com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Ao longo desta semana, outras escolas também conhecerão o equipamento cultural.
O projeto Escola no Fisco foi idealizado pelo Programa de Educação Fiscal (PEF-CE) com o objetivo de convidar estudantes para conhecer as atividades desenvolvidas pela Secretaria e refletir sobre tributação e cidadania. A assessora administrativa da Seduc, Carol Gomes, ressalta que as visitas foram pensadas buscando a participação das EEMTIs que ofertam a disciplina eletiva de Educação Fiscal. Desde 2019, a matéria faz parte do quadro de eletivas, uma parceria entre Sefaz e Seduc.
O coordenador da EEMTI Senador Osires Pontes, Kaio Lima, reforça a relevância da atividade para a formação dos alunos e destaca a importância do acesso gratuito a equipamentos culturais. “É uma forma de proporcionar a eles uma vivência de mundo maior do que a que eles estão acostumados. Além de ser uma oportunidade de trazer esse conteúdo teórico para a parte prática, para que eles possam vivenciar e absorver bem mais aquilo que eles veem nos livros.”
Um dos estudantes que participou da experiência foi o aluno do 1º ano do Ensino Médio, Pedro Henrique. Ele fala que o momento foi uma forma de rever os assuntos vistos em sala de aula e relembrar a história dos impostos no Brasil. Para ele, a sala-cofre foi o espaço que mais chamou a atenção.
O educador do Centro de Memória, Paulo José Maia, comenta que as mediações realizadas com as escolas buscam utilizar linguagens e exemplos ligados à realidade dos estudantes. “Trabalhamos a relação do Estado com a sociedade, como o Estado me legitima como cidadão e, ao mesmo tempo, como eu legitimo os meus representantes e tenho responsabilidade por meio do processo eleitoral. Essa relação impacta no dia a dia de todos nós. Um exemplo que trouxemos para eles é o da carteira de estudante”, complementa.
Sobre o Centro de Memória
O Centro de Memória da Fazenda foi reinaugurado e institucionalizado no dia 27 de setembro de 2021, durante as comemorações dos 185 anos da Secretaria da Fazenda. O equipamento cultural oferece três ambientes: galeria de fotopinturas de ex-secretários da Fazenda e duas salas com a exposição de longa duração “Notas de Memória”. Um dos espaços é a sala-cofre, na qual os visitantes podem conferir a instalação artística “Valor”, de Lara Albuquerque e Vítor Grilo.
A curadoria é da Sefaz, Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e Butuca Produções Culturais.
Serviço
Escolas interessadas em participar do projeto Escola no Fisco e conhecer o Centro de Memória da Fazenda podem agendar visitas em grupo por meio do telefone (85) 3108-0615 (falar com Fabrício Monteiro).
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h
Onde: Avenida Alberto Nepomuceno, n°2 – Centro – Fortaleza/CE
*Texto – Agda Sophia (estagiária sob supervisão das jornalistas Natália Coutinho e Raquel Mourão)

