Por que preservar a memória?

O Centro de Memória da Fazenda, equipamento que conta a história institucional de forma entrelaçada à própria história do nosso estado, completa o primeiro ano de sua reinauguração em 27 de setembro de 2022. Para comemorar essa data tão importante para nós, iniciaremos uma série de postagens, em cada dia 27, apresentando a perspectiva dos visitantes e detalhes do nosso acervo e sua importância para a cultura cearense.

Hoje trazemos a fala do professor, poeta e gestor cultural, Oswald Barroso, que visitou o espaço e destacou: “Aqui é um lugar de acúmulo de conhecimentos, um lugar fundamental para a construção da cidadania.”

No segundo vídeo, temos a fala do historiador e educador fiscal do Centro de Memória, Paulo José, que está a frente da mediação do nosso espaço desde a reinauguração e destaca: “Para além de uma perspectiva provocativa e problematizadora a partir das nossas fontes, temos relatos de pessoas que vieram aqui e se emocionaram, choraram, viram um objeto nosso e contaram experiências da sua vida. Criaram um elo de identificação com o trabalho que é realizado aqui”.

No terceiro e último vídeo desta série, temos as falas de Elenilda dos Santos e Nabor Barbosa Meira, aposentados fazendários ligados à @aafec (Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará), que destacam o Centro de Memória da Fazenda como parte de suas próprias histórias.