Patrimônio cultural é tema de debate no Centro de Memória da Fazenda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Participantes realizaram homenagem em memória ao professor e gestor cultural Oswald Barroso

Joziane Pontes, estagiária sob supervisão da jornalista Hannah Freitas* – Texto e fotos

Na tarde da última terça-feira (26/3), o Centro de Memória da Fazenda (CM), equipamento cultural da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), sediou o encontro “Patrimônio em Debate: Tradição, Registro e Salvaguarda”. Sob a orientação da coordenadora do Núcleo Educativo do CM, Ana Paula Bezerra, o evento contou com a participação de renomados especialistas no campo do patrimônio cultural.

O coordenador de Patrimônio Cultural da Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, Alênio Alencar, iniciou o debate explicando os diferentes níveis de proteção – municipal, estadual e federal – e ressaltou a importância de cada um deles. O historiador também abordou a denominação de patrimônio cultural e sua abrangência, destacando a gestão, promoção e identificação de bens tombados, tanto materiais quanto imateriais. Esses bens abrangem desde cidades históricas e sítios arqueológicos até acervos museológicos e práticas culturais tradicionais.

Outro ponto abordado foi a política dos Tesouros Vivos da cultura, uma iniciativa do Governo do Ceará que reconhece mestres, grupos e coletividades detentores de conhecimentos e técnicas culturais tradicionais, visando preservar e transmitir esses saberes para as próximas gerações. Ao longo de duas décadas, 150 Tesouros Vivos foram reconhecidos no estado, recebendo apoio institucional e financeiro para manterem suas atividades. Os critérios para o reconhecimento como Tesouro Vivo da Cultura incluem a relevância do saber ou fazer, reconhecimento público, memória indispensável à transmissão do conhecimento e atuação no estado.

Para o representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE), Vinícius Frota, “falar de patrimônio é falar das nossas referências culturais”. Durante a explanação, foi abordada a evolução desse conceito ao longo do tempo, desde uma perspectiva inicial, centrada na valorização dos vestígios dos colonizadores, até uma visão mais abrangente, influenciada pelo escritor Mário de Andrade.

O antropólogo, destacou ainda a importância do diálogo entre elementos materiais e imateriais do patrimônio cultural, exemplificando com o caso da Capoeira, onde a “roda de capoeira” e os seus mestres são reconhecidos como patrimônio imaterial. Outro tópico abordado foi a preservação dos terreiros, como o da Casa Branca do Engenho Velho, chamado em iorubá (língua ritual de seu culto) Ilê Axé Iyá Nassô Ok, como um marco histórico no tombamento pelo Iphan.

Homenagem

O momento também contou com uma breve homenagem ao professor, comunicador e gestor cultural cearense Oswald Barroso, falecido em 22 de março. A contribuição deixada por ele para a preservação e valorização da cultura no estado do Ceará é incalculável, e deixa um legado que continua a inspirar gerações.