Oficiais do Exército Brasileiro visitam Centro de Memória da Fazenda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Além do CM, servidores e colaboradores apresentaram ao Exército outros espaços da Sefaz
Além do CM, servidores e colaboradores apresentaram ao Exército outros espaços da Sefaz

O Centro de Memória da Fazenda (CM), equipamento cultural da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), recebeu, na última quarta-feira (23/04), representantes da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro, sediada em Fortaleza, durante encontro marcado pela troca de experiências históricas e pelo fortalecimento de laços institucionais. 

Para o coordenador de Relacionamento com a Sociedade e Conformidade Tributária (Cores), Ricardo Cruz, visitas como essa são oportunidades valiosas de integração. “É um momento muito especial para compartilhar a história da Secretaria da Fazenda, além de abrir portas para possíveis parcerias com outras instituições culturais. A memória institucional é um elo com a sociedade e com outras organizações públicas que valorizam nossa história em comum”, destacou. 

Mediada pela coordenadora do Núcleo Educativo, Acervo e Pesquisa do CM, Ana Paula Bezerra, e pelo educador museal Daniel Magalhães, a visita  teve início  com um tour guiado pelas instalações do prédio histórico da sede principal da Sefaz. Durante esse momento, os oficiais puderam conhecer mais sobre a trajetória da instituição e a importância da localização estratégica no início do século XX, a qual facilitava o monitoramento da circulação de mercadorias, elemento fundamental para a arrecadação e fiscalização tributária naquele período. Os oficiais destacaram ainda a importância da preservação do patrimônio e da memória ao observar o restauro do prédio, colorido conforme referência da construção original.

23-abril-25- Exército (2)

Os visitantes também conheceram a Sala Cofre e a Galeria dos Secretários, espaço dedicado à memória dos gestores que fizeram parte da história da instituição. Para os visitantes, recordar esses líderes por meio do corredor didático de fotopinturas é indispensável.

Laços fortalecidos

O general de divisão Cristiano Pinto manifestou interesse em estreitar os laços entre as instituições. Ele mencionou a possibilidade de futuras visitas dos alunos de centros de ensino ligados ao Exército Brasileiro ao CM, como forma de enriquecer o conhecimento histórico dos estudantes. Além disso, convidou os servidores e colaboradores da Secretaria da Fazenda para conhecerem a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, sede do Comando da 10ª Região Militar e patrimônio da cidade de Fortaleza.

Representando o Exército, além do general Cristiano Pinto, estiveram presentes o coronel de infantaria José Bezerra de Menezes Neto, o Capitão QAO Francisco Wilton Morais Teixeira e o 2º tenente Marcelo Gabrielli Pontes. O servidor Luís Carlos Magalhães e a colaboradora Ana Raquel Nunes de Sena também acompanharam a visita.