As cores da nossa história: o restauro no Palácio da Fazenda
Sejam bem-vindos à nossa Exposição Virtual “As cores da nossa história:o restauro no Palácio da Fazenda”, um passeio por 95 anos de História do nosso edifício-sede, em especial para o processo de restauro da fachada em suas cores originais.
SOBRE O PALÁCIO DA FAZENDA
Em 2022, o Palácio da Fazenda completou 95 anos de existência. Inaugurado em 1927, a obra do arquiteto José Gonçalves da Justa repercutiu nos jornais da capital cearense pela relevância arquitetônica e beleza estilística. Segundo as notícias da época, o primeiro prédio em concreto armado da cidade não encontrava paralelo entre os demais, e se destacava no seu entorno pelas cores e elementos ornamentais utilizados na construção. Integra e soma ao imponente prédio, um vitral – feito sob encomenda – que retrata, entre outros aspectos, elementos fundamentais para o crescimento da economia cearense, como ramos de algodão e café, além da Maria Fumaça e dos postes com fios do telégrafo, representando progresso e modernidade que chegavam ao Estado. De reconhecido valor histórico e arquitetônico, foi o primeiro bem tombado pela Secretaria de Cultura (Secult-CE) por meio do Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará, em 1982.
A proposta de restauro visou valorizar e preservar o patrimônio edificado como um importante componente da paisagem urbana da cidade. Em 2021, a Secretaria da Fazenda uniu forças com a Superintendência de Obras Públicas (SOP) e a Secult-CE para iniciar o restauro da fachada do edifício.
Durante a prospecção exploratória e o estudo teórico da construção, percebeu-se a existência de diversas camadas de tintas na fachada. Diante dos achados, foi instituída uma Comissão conjunta entre Sefaz-CE e Secult-CE (Portaria nº 275/2022), com a participação de representantes da Sefaz, Secult e SOP, especialistas técnicos – historiadores e arquitetos -, representantes das instituições fazendárias e da sociedade civil. Com isso, foi proporcionado um diálogo amplo e democrático, unindo atores importantes no processo histórico e cultural do Estado, da cidade e da Sefaz-CE. Por fim, o grupo decidiu, por unanimidade, o retorno às cores originais: rosa e amarelo.
Prospecção exploratória sequencial, 2022 (Acervo Institucional).
1ª Reunião Comissão da Fachada realizada em 12.07.2022 (Acervo Institucional).
O processo de restauro de um patrimônio histórico tombado impõe desafios tanto à administração pública quanto aos significados de história, memória e preservação do patrimônio cultural. Todo o processo de restauro foi documentado por meio de fotografias, vídeos e relatos, que demonstram a magnitude do trabalho e resultados.
Feito com os valores institucionais que prezam pela ética, cidadania, transparência e responsabilidade social, foi elaborada uma JANELA TESTEMUNHO, ou seja, um testemunho do trabalho realizado para guardar e contar a história do prédio e de sua trajetória enquanto um patrimônio da sociedade cearense, com o propósito de educação patrimonial, pois a ferramenta educativa possibilita à sociedade compreender a trajetória histórica da edificação e sua relevância enquanto patrimônio histórico. A janela testemunho está localizada na lateral direita ao lado da entrada do Centro de Memória da Fazenda, espaço cultural pertencente à Secretaria e responsável pela memória institucional.
PROSPECÇÃO EXPLORATÓRIA: A INVESTIGAÇÃO DAS CORES
Tem como objetivo imediato identificar em uma pequena área a sequência dos tons cromáticos tendo em vista que as sequências podem ser curtas ou muito longas. Aqui nesse caso não há uma preocupação em apresentar didaticamente a ordem das cores. Mas tão somente identificá-las.
Prospecção exploratória, 2022 (Acervo Institucional).
Identificação das cores na Torrinha: A cor rosa está somente nas áreas de fundo e nos maciços. A amarela se encontra nos relevos e saliências dos elementos escultóricos e naqueles que os cercam.
Prospecção exploratória, 2022 (Acervo Institucional).
RESTAURO: O RETORNO ÀS CORES ORIGINAIS
Para a realização do restauro de um patrimônio histórico edificado, garantindo a permanência das características do tombamento, atividades foram planejadas e executadas, com o objetivo de restaurar, e intervir minimamente, priorizou-se a originalidade dos elementos. O trabalho envolveu atividades e profissionais especializados, com experiência para seu desenvolvimento. O trabalho realizado no Palácio da Fazenda foi orientado pela empresa F. Restauro, com a supervisão do arquiteto restaurador Frederico Barros, também responsável pelo diagnóstico e planejamento das intervenções.
Antes do restauro, em 2022 e depois do restauro, em 2022. (Acervo Institucional).
Adornos da Torrinha: antes e depois do restauro, 2022 (Acervo Institucional).
Adornos da fachada principal. Destaque para o monograma da Secretaria da Fazenda: antes e depois do restauro, 2022 (Acervo Institucional).
Carranca sob o balcão em balaustrada: antes, durante e depois do restauro, 2022 (Acervo Institucional).
Leões em mísulas sob colunas e pilastras: antes, durante e depois do restauro, em 2022 (Acervo Institucional).
Carranca aplicada sob a platibanda: antes, durante e depois do restauro, em 2022 (Acervo Institucional).
TOMANDO FORMA E BELEZA
Equipe de trabalhadores durante o restauro, em 2022 (Acervo Institucional).
MOSAICO DO PROCESSO
Antes e durante o restauro, em 2022 (Acervo Institucional).
RESULTADO: PATRIMÔNIO DA SOCIEDADE CEARENSE
Foto: Tiago Stille
Orçamento total: R$1.351.506,50 (Construtora Astral LTDA e F. Restauro), destinado ao restauro da fachada do prédio e seus adornos, assim como dos elementos internos pertencentes ao complexo original.
Ficha Técnica
GOVERNO DO CEARÁ
Maria Izolda Cela
SUPERINTENDÊNCIA DE OBRAS PÚBLICAS
Francisco Quintino Vieira Neto
SECRETARIA DE CULTURA
Fabiano dos Santos Piúba
SECRETARIA DA FAZENDA
Fernanda Mara de Oliveira Macedo Carneiro Pacobahyba
SECRETARIA EXECUTIVA DA RECEITA
Liana Maria Machado de Souza
SECRETARIA EXECUTIVA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO INTERNA
Sandra Maria Olimpio Machado
SECRETARIA EXECUTIVA DO TESOURO ESTADUAL E DE METAS FISCAIS
Fabrízio Gomes Santos
COORDENADORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS (CORINS)
Germana Parente Neiva Belchior
CÉLULA DE RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE (CERES)
Márcio Luiz Carlos de Morais
NÚCLEO DE CIDADANIA FISCAL (NUCIF)
Clarissa Cavalcante Barroso
Ana Caroline Gomes Freitas
Francisca Sibelle Jorge Lima
José Gerson Sousa do Vale
José Wellington da Rocha Carvalho
Kalina Carvalho de Castro
Luís Carlos Magalhães
Newton Mourão
CENTRO DE MEMÓRIA DA FAZENDA
Agda Sophia Silva Vieira
Francisco Fabrício da Silva Monteiro
Paulo José Ribeiro Maia
Thayane Lopes Oliveira
CÉLULA DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL (CECOMT)
Imaculada Maria Vidal da Silva
Adauto Alexandre de Moura Neto
Daniel Herculano Machado Barroso
Layla Beatriz Galvão de Oliveira
Leonilda Lima Cidrack do Vale
Rachel Mota Lima
Raquel Mourão Ferreira
Thiago Medeiros de Sousa
COORDENADORIA ADMINISTRATIVO FINANCEIRA (COAFI)
Saulo Araújo Toscano Júnior
COMISSÃO TÉCNICA DO RESTAURO DA FACHADA
Fernanda Mara de Oliveira Macedo Carneiro Pacobahyba
Sandra Maria Olimpio Machado
Antônio Rubens Teixeira
Carlos Alberto Mendonça
Cristina Rodrigues Holanda
Filipe de Oliveira Nepomuceno
Francisco Alexandre Veras de Freitas
Frederico de Sousa Barros
Germana Parente Neiva Belchior
Isabel Pires
Liduíno Lopes de Brito
Jaime Cavalcante
Jéssica Ohara Pacheco Chuab
José Anastácio de Lima
Laurence Viguier
Paulo Roberto Lima de Oliveira
Raimundo Menescal
Remo Cesar de Oliveira Moura
Robledo Valente Duarte
Thayane Lopes Oliveira
SUPERINTENDÊNCIA DE OBRAS PÚBLICAS (SOP)
Fiscal da obra
Emmanuel Augusto Pessoa Cruz
EMPRESA F. RESTAURO
Arquitetos
Frederico Sousa Barros
Robledo Valente Duarte
Lidianne Lopes Lima Verde
Pedro Caio Pinheiro Duarte
EXPOGRAFIA E CONSULTORIA DE IMAGEM
Imaculada Maria Vidal da Silva
Adauto Alexandre de Moura Neto
Daniel Herculano Machado Barroso
Layla Beatriz Galvão de Oliveira
Leonilda Lima Cidrack do Vale
Rachel Mota Lima
Raquel Mourão Ferreira
Thiago Medeiros de Sousa
CURADORIA, TEXTO E PESQUISA
Germana Parente Neiva Belchior
Clarissa Cavalcante Barroso
Agda Sophia Silva Vieira
Francisco Fabrício da Silva Monteiro
Paulo José Ribeiro Maia
Thayane Lopes Oliveira
CÉLULA DE INFRAESTRUTURA (CEINF)
Ana Cristina Sousa de Oliveira Sabóia
Cristiano Gadelha Fernandes
Francisco César de Sousa
Francisco Gadelha de Vasconcelos
Laurence Viguier
Mardônio Nogueira de Araújo
Marjorie Marques
Edilson da Costa Mendes Filho
Paulo Roberto Lima de Oliveira
Estagiárias de arquitetura
Letícia Carvalho Guerra
Andressa Moura Dias
Restauradores
Camila Monte De Sousa
Felipe Gabriel Thomaz Brasileiro
Michael Rodrigues
Auxiliar de restauração
Frederico Davi de Silva Barros
Frederico Arthur de Silva Barros
CONSTRUTORA ASTRAL
Engenheiros
Alexandre Mendes de Oliveira
Caroline de Melo Alves
Lucas Silva Cordeiro
Mestres de obra
Luiz Rosa de Lima
Francisco Zacarias Lima
Pedreiros
José Erivaldo Pereira Barros
Raimundo Augustinho Sousa Neto
Manoel Evangelista Virginio
Vigia
José Deusivan Sousa Ferreira
Serventes
Francisco José Ferreira de Souza
Manoel Danilo Alves de Souza
Rafael dos Santos Carneiro
Carpinteiros
Dilmar Gomes dos Santos
David Monteiro da Silva
Pintores
Francivaldo Pereira de Sousa
Audione Simplício de Sousa
João Carlos Silva Bezerra
José Flávio Ferreira da Rocha