Fundação Abrinq e O Pequeno Nazareno visitam Palácio da Fazenda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Encontro foi marcado pelo diálogo com jovens aprendizes da Sefaz-CE
Encontro foi marcado pelo diálogo com jovens aprendizes da Sefaz-CE

Representantes das organizações O Pequeno Nazareno (OPN) e da Fundação Abrinq visitaram a  sede principal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), que engloba o Centro de Memória da Fazenda (CM), no dia 29 de abril. O encontro, conduzido pelo Núcleo Educativo do CM e pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) da Sefaz, teve como objetivo acompanhar os resultados de jovens aprendizes do Fisco estadual, assistidos pelo projeto Gente Grande, da OPN.

A visita foi guiada pela coordenadora de Gestão de Pessoas, Isabelle Gomes, e pelo colaborador Thierry Barbosa. Na ocasião, a coordenadora do projeto Gente Grande, Cíntia Albuquerque; a analista pedagógica da OPN, Ana Clarisse Neres; e a analista de programas e projetos da Abrinq, Lara Fortes, puderam dialogar com os jovens aprendizes assistidos pelo projeto. Ao fim do momento, as visitantes conheceram o Núcleo Educativo do CM, onde conversaram com a aprendiz Maria Clara Alves, de 16 anos, e com a coordenadora do Núcleo, Ana Paula Gomes Bezerra.

O projeto Gente Grande promove a formação profissional e a inserção de adolescentes no mercado de trabalho. Lara Fortes veio de São Paulo, sede da Fundação Abrinq, para conhecer os resultados do projeto. Na Sefaz-CE, 14 alunos da Associação Beneficente O Pequeno Nazareno foram contratados como jovens aprendizes. Entre eles, três trabalham no Centro de Memória da Fazenda.

29-abril-25- O Pequeno Nazareno

A Fundação Abrinq é financiadora da OPN desde janeiro de 2024. Para a analista Lara, “é muito interessante acompanhar toda essa trajetória, ver esses resultados acontecendo e essa transformação na vida deles, também, tão potente”.

Parceria entre as instituições

O Pequeno Nazareno e a Fundação Abrinq são organizações da sociedade civil (OSCs) engajadas pelos direitos da criança e do adolescente. A coordenadora Cíntia Albuquerque conta que a parceria com a Sefaz é de extrema importância para a OPN e para o desenvolvimento dos adolescentes como sujeitos em formação profissional. Já a parceria com a Abrinq também tem um papel importante nesse processo, visto que colabora financeiramente na construção dos trabalhos.

Ela afirma ainda que foi impactante conhecer o Palácio da Fazenda por meio do CM. Para Cíntia, é importante entender a relevância do prédio para a cidade e continuar “prezando por essa memória”, de modo que a OPN trará 58 alunos para visitar o memorial no mês de maio.

  • Lavínia Fonseca – Texto e fotos
  • Vanessa Alves – Supervisão