
Representantes das organizações O Pequeno Nazareno (OPN) e da Fundação Abrinq visitaram a sede principal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), que engloba o Centro de Memória da Fazenda (CM), no dia 29 de abril. O encontro, conduzido pelo Núcleo Educativo do CM e pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) da Sefaz, teve como objetivo acompanhar os resultados de jovens aprendizes do Fisco estadual, assistidos pelo projeto Gente Grande, da OPN.
A visita foi guiada pela coordenadora de Gestão de Pessoas, Isabelle Gomes, e pelo colaborador Thierry Barbosa. Na ocasião, a coordenadora do projeto Gente Grande, Cíntia Albuquerque; a analista pedagógica da OPN, Ana Clarisse Neres; e a analista de programas e projetos da Abrinq, Lara Fortes, puderam dialogar com os jovens aprendizes assistidos pelo projeto. Ao fim do momento, as visitantes conheceram o Núcleo Educativo do CM, onde conversaram com a aprendiz Maria Clara Alves, de 16 anos, e com a coordenadora do Núcleo, Ana Paula Gomes Bezerra.
O projeto Gente Grande promove a formação profissional e a inserção de adolescentes no mercado de trabalho. Lara Fortes veio de São Paulo, sede da Fundação Abrinq, para conhecer os resultados do projeto. Na Sefaz-CE, 14 alunos da Associação Beneficente O Pequeno Nazareno foram contratados como jovens aprendizes. Entre eles, três trabalham no Centro de Memória da Fazenda.

A Fundação Abrinq é financiadora da OPN desde janeiro de 2024. Para a analista Lara, “é muito interessante acompanhar toda essa trajetória, ver esses resultados acontecendo e essa transformação na vida deles, também, tão potente”.
Parceria entre as instituições
O Pequeno Nazareno e a Fundação Abrinq são organizações da sociedade civil (OSCs) engajadas pelos direitos da criança e do adolescente. A coordenadora Cíntia Albuquerque conta que a parceria com a Sefaz é de extrema importância para a OPN e para o desenvolvimento dos adolescentes como sujeitos em formação profissional. Já a parceria com a Abrinq também tem um papel importante nesse processo, visto que colabora financeiramente na construção dos trabalhos.
Ela afirma ainda que foi impactante conhecer o Palácio da Fazenda por meio do CM. Para Cíntia, é importante entender a relevância do prédio para a cidade e continuar “prezando por essa memória”, de modo que a OPN trará 58 alunos para visitar o memorial no mês de maio.
- Lavínia Fonseca – Texto e fotos
- Vanessa Alves – Supervisão