Fazenda promove mesa de debate sobre desafios e potencialidades dos espaços de memória

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23 DE DEZEMBRO DE 2024

Joziane Pontes, estagiária sob supervisão da jornalista Vanessa Alves – Texto, Daniel Magalhães – Fotos

O Centro de Memória da Fazenda (CM), equipamento cultural vinculado à Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), realizou, na última quarta-feira (18/12), a mesa de debate “Centros de Memória e Memoriais: Novos Diálogos e Possibilidades”. A atividade reuniu especialistas e participantes em uma reflexão coletiva sobre as dificuldades e as potencialidades dos espaços de memória no fortalecimento do vínculo entre instituições e sociedade.

A mesa contou com a participação do chefe do Departamento de Memória Institucional do Ministério Público do Ceará (MPCE), Lucas Pinheiro e do orientador da Célula Educativa do Memorial Deputado Pontes Neto da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Mateus Django. O momento teve a coordenadora do Núcleo Educativo do Centro de Memória da Fazenda, Ana Paula Gomes Bezerra, por mediadora. Estiveram presentes alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), e representantes de outros equipamentos culturais.

Vínculos fortalecidos

Conforme Lucas Pinheiro, o encontro foi uma oportunidade enriquecedora para trocar experiências entre diferentes instituições. “Essa experiência reforça a relevância de iniciativas como esta, que não apenas fortalecem os vínculos entre as instituições, mas também nos fazem refletir sobre os desafios e as possibilidades dos espaços de memória”, pontuou.

A estudante Virna Ferreira, do curso de História da UFC, destacou a importância do evento para futuros profissionais da área. “Acredito que a palestra cumpriu exatamente o que se propôs, que foi estabelecer novos diálogos. Para nós, historiadores, é essencial entender como funcionam as relações dos centros de memória, como os do Ministério Público, da Sefaz e da Assembleia Legislativa, para ampliarmos nosso espaço de atuação. É inspirador também pensar como essas relações podem impactar a educação e os alunos”, disse ela.

O professor André Rodrigues, mestre em Ensino de História pela UFC, reforçou a necessidade de democratizar os espaços de memória. Para ele, “parcerias entre grandes instituições são fundamentais para que esses espaços sejam mais acessíveis à sociedade. A roda de conversa é um excelente ponto de partida para planejar ações futuras que unam democratização e educação, promovendo oficinas e iniciativas que impactem as comunidades”.

O debate integra as ações do projeto “Memória, Museus, História e Patrimônio”. De acordo com a coordenadora do Núcleo Educativo, Ana Paula Bezerra, essas iniciativas buscam consolidar o CM como um relevante equipamento histórico-cultural do Ceará e como um articulador estratégico entre diferentes espaços de memória institucional. Além disso, as atividades promovidas fortalecem a conexão da Secretaria da Fazenda com a sociedade, ampliando seu papel para além das funções fiscais.