Exposição artística no Centro de Memória da Fazenda celebra o patrimônio natural cearense

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Walber Feijó

Nesta segunda-feira (19), ocorrerá a abertura da exposição “Litoral Cearense em Aquarela”, que apresenta obras de Walber Feijó sob curadoria da coordenadora do Núcleo Educativo do Centro de Memória da Fazenda (CM), da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Ana Paula Gomes Bezerra. O evento faz parte do programa Encontros Fazendários, promovido pelo CM, e será às 10h na Praça dos Fazendários, na sede principal do Fisco estadual. 

A exposição, em cartaz até o dia 30 de maio, agrupa obras de Walber, servidor fazendário há 32 anos. O artista conta que desenha desde sempre, mas que há cerca de dez anos se encantou pelo aspecto suave e fluido da tinta aquarela, que parece viva. 

Para Walber, é impossível não se encantar com o litoral. Por ter nascido no sertão do Ceará, ele ama pintar o mar. “Eu me dediquei a representar o litoral do nosso estado. E não só a parte física, geográfica, a questão topográfica, a praia, as dunas, o tipo de vegetação, mas principalmente o aspecto cultural que passa pela questão material da jangada, dos barcos, o tipo de locação, de estruturas que são bem próprias do nosso litoral”, afirma Walber.

As obras retratam tanto paisagens de praias interioranas, como Camocim, Icapuí, Flecheiras e Caponga, quanto da própria capital, como a Barra do Ceará e o Mucuripe. Cada obra tem uma história por trás, sendo algumas delas feitas em plein air (ao ar livre), no local pintado. 

Walber conta a experiência de criar a obra “Águas da Barra”, na Barra do Ceará, onde ele estava pintando os barcos com os amigos. “Pintar no local, ao vivo, sem o uso de fotografias, sem o conforto de um lugar, de um escritório, de um ateliê, é muito desafiador. Você está pintando e sentindo cheiros, ouvindo o barulho da água e sentindo o calor do sol. É uma experiência que extrapola todas as sensações que você possa ter ao fazer uma simples pintura”.

WhatsApp Image 2025-05-14 at 08.02.49

Encontros Fazendários 

Segundo a Gestora do Centro de Memória da Fazenda, Clarissa Barroso, o programa Encontros Fazendários tem como objetivo fortalecer o vínculo entre servidores e colaboradores da Sefaz-CE, promovendo momentos ricos em cultura, arte e memória. Para ela, a exposição com obras do fazendário Walber Feijó valoriza talentos internos e cria espaços de convivência.

  • Lavínia Fonseca – Texto 
  • Vanessa Alves – Supervisão