Estudantes de Direito da Uninassau visitam o Centro de Memória da Fazenda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

 

O Centro de Memória da Fazenda (CM), sediado no prédio principal da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-CE), recebeu na tarde dessa sexta-feira (3/3), estudantes do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), campus Dorotéias. O grupo de 14 estudantes do 8º semestre do curso de Direito conheceu mais sobre a história fazendária para o Estado e o impacto dos impostos para as melhorias sociais, ao longo dos anos.

Para a professora da turma, Dayane Nayara Alves, responsável pela disciplina de Direito Tributário, o momento da visita foi enriquecedor e insubstituível. “Nenhum conteúdo em sala substitui o que aprendemos aqui, hoje. O tributo ainda é muito incompreendido. Foi um momento de ampliação de conhecimentos e de valorização deste Centro para chegarmos mais e mais ao entendimento dos tributos na sociedade”, destaca Dayane.

O CM foi reinaugurado em setembro de 2021. Até fevereiro de 2023, o Centro já havia recebido 26.228 visitas, entre virtuais e presenciais. Para o estudante Danny Rodrigues, participante da visita, o espaço preenche uma lacuna cultural da nossa memória, já que resgata fatos importantes da nossa constituição social. “Foi uma experiência espetacular, uma aula prática sobre a função tributária do Estado, desde quando tudo começou”, resume Danny.

 

O projeto Escola no Fisco, de visitas de estudantes ao Centro de Memória da Fazenda, é parte do Programa de Educação Fiscal (PEF). A gestora do PEF, Clarissa Barroso, reforça que a Sefaz – como uma das instituições mais antigas do Estado, com 187 anos, neste 2023 – tem também o compromisso de não deixar se perder boa parte da memória do Estado. “A história da Sefaz se confunde com a história do Ceará. O Centro de Memória aproxima o fisco da sociedade, demonstra a importância da cidadania fiscal e desmistifica visões sociais distorcidas sobre os órgãos que arrecadam tributos”, enumera Clarissa.

A visita ao CM envolve a passagem pela galeria dos 59 ex-secretários estaduais da Fazenda; pela exposição Notas de Memórias, focada em informações históricas e curiosidades acerca do funcionamento da Secretaria, e da rotina dos fazendários; e pela instalação artística Valor, em que um antigo cofre, utilizado há muito tempo pelo fisco estadual, abriga reflexões sobre o uso responsável do dinheiro do contribuinte. “É nítida a transformação da visão dos estudantes, depois da visita. Eles saem daqui compreendendo muito mais a importância socioeconômica dos tributos e a relevância do controle social da aplicação desses tributos”, avalia a gestora do PEF, que também participa da visita, conversando com os participantes ao final do evento.

 

Serviço de agendamento / Visita ao Centro de Memória

Onde: avenida Alberto Nepomuceno, n°2- Centro.
Quando: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h (o último acesso permitido diário é às 16h).
Tempo de visita: 45 minutos
Contatos: pelo telefone (85)3108.0615 ou por meio do site https://centrodememoria.sefaz.ce.gov.br/visitacao

Sara Rebeca Aguiar – Texto / Layla Galvão – Fotos