Comemorando 185 anos, Secretaria da Fazenda reinaugura Centro de Memória | Diário do Nordeste

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícia publicada no site do Diário do Nordeste, no dia 27/09/2021

Em comemoração aos 185 anos da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), foi reinaugurado nesta segunda-feira (27) o Centro de Memória. O equipamento cultural, fundado em 1927, foi revitalizado e agora fica em uma área de 255 metros quadrados no térreo do Palácio da Fazenda, sede da pasta, no Centro de Fortaleza.

Reinauguração contou com a presença de Fernanda Pacobahyba, titular da Sefaz, além de Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará. O aniversário de criação da pasta foi celebrado nesse domingo (26).

De acordo com a Sefaz, o Centro de Memória da Fazenda foi o primeiro bem tombado no Estado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará, em 1982. Na reforma, os aspectos originais do equipamento, como o piso de ladrilho hidráulico, foram mantidos.

Equipamento reúne mobiliário, fotos, livros e objetos históricos, sendo alguns datados do início do século XIX.

EXPOSIÇÃO AO PÚBLICO
Após a reinauguração, o local oferecerá três ambientes de visitação ao público. Integram o Centro de Memória neste primeiro momento duas salas da exposição de longa duração “Notas de Memória”.

Com recursos multimídia, a mostra passeia pelos 185 anos de história da Sefaz. Segundo a pasta, os visitantes poderão conhecer mais sobre tributos e refletir sobre a finalidade da arrecadação financeira para a sociedade. Curadoria é da Sefaz, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e da Butuca Produções Culturais.

A Sala-Cofre, que nos primeiros anos da Sefaz serviu para guardar recursos arrecadados pelo Estado, também será exposta. O convite desta parte é uma reflexão sobre a desmaterialização do dinheiro por meio de políticas públicas.

O Centro ainda terá um espaço com galeria de fotopinturas de ex-titulares da Sefaz.

AGENDAMENTO DE VISITAÇÃO
As visitas ao Centro de Memória da Sefaz serão marcadas mediante agendamento online no site do equipamento, em virtude dos protocolos sanitários contra a Covid-19.

O limite de visitantes é dez pessoas por horário. Agendamentos começam a partir desta terça-feira (28).

Horário de funcionamento: 8h30 às 17h, de segunda a sexta.