Estudantes da disciplina “Patrimônio Cultural Edificado”, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), visitaram o Centro de Memória da Fazenda, equipamento cultural da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), na última sexta-feira (21). Na ocasião, além de conhecerem o espaço expositivo, os estudantes, acompanhados pela professora Solange Schramm, realizaram uma visita técnica ao prédio, que está passando por um processo de restauração das fachadas desde junho deste ano.
Solange Schramm comentou sobre a importância dos alunos visitarem um espaço que está passando pela restauração. “Foi uma oportunidade ímpar estarmos aqui pelo fato de ser uma edificação que está passando por uma obra. Não é muito frequente ter a oportunidade de trazer os estudantes para verem o processo. Os desafios, as decisões de projeto e a minúcia com que é feito o trabalho de restauração.”
Para a aluna do 8° semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, Adrísia Marques, a visita ao Centro de Memória da Fazenda foi muito interessante. “Eu não conhecia este espaço e foi uma experiência muito encantadora. Eu percebi que o acervo é muito rico e é trabalhado de uma forma muito didática e acessível. Tem alguns assuntos que parecem muito burocráticos e você pensa que são temas muito distantes, mas quando são apresentados na exposição e na mediação, a gente percebe que é algo presente no nosso dia a dia.”
A estudante também destacou a preservação do Palácio da Fazenda e o fato de ter a oportunidade de visitar o espaço. “Essas obras de restauro realmente são um achado na cidade. Estar em um canteiro de obras vivo foi algo muito enriquecedor pra mim. Eu senti a arquitetura mais perto, mais latente, além da questão do edifício estar muito bem cuidado, bem preservado internamente e da visita ter sido mediada pelo arquiteto”, complementou Adrísia Marques.
A visita técnica foi conduzida pelo arquiteto e restaurador responsável pela execução dos trabalhos nos elementos artísticos das fachadas, Frederico Barros, com o apoio dos membros da Célula de Infraestrutura (Ceinf) da Sefaz-CE, Paulo Roberto Lima e Laurence Viguier, e do educador do Centro de Memória, Fabrício Monteiro.
Fabrício Monteiro destacou a relevância de receber esse grupo de estudantes para estabelecer um diálogo com outras áreas do conhecimento. “O prédio tem um significado especial, pois é o primeiro prédio de concreto armado do estado e traz muitas referências ao trabalho do arquiteto responsável pela construção do Palácio da Fazenda, José Gonçalves da Justa. O Centro de Memória da Fazenda é um espaço que busca conversar de forma interdisciplinar, por isso é importante receber pessoas da Arquitetura, da Administração, da História, das Artes e de outras áreas.”
Serviço
Interessados em conhecer o Centro de Memória da Fazenda podem agendar visitas por meio do telefone (85) 31080615 ou pelo site https://centrodememoria.sefaz.ce.gov.br/visitacao/
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h
Onde: Avenida Alberto Nepomuceno, n°2- Centro- Fortaleza
Agda Sophia – Texto