Centro de Memória realiza curso de fotografia para fazendários

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Fazendários e colaboradores da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) estão participando do curso “Photopia: Pelas Lentes da Cidadania”, realizado no Centro de Memória da Fazenda. A formação, que segue até o dia 17 de maio, é uma parceria com a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Aafec) e a Caixa de Assistência dos Fazendários (Cafaz), com o apoio da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep). 

A gestora do Centro de Memória da Fazenda, Clarissa Barroso, destacou a importância do curso e a relevância da formação ser realizada no equipamento cultural. “Foi com muita alegria que iniciamos o curso Photopia: Pelas Lentes da Cidadania. É muito importante que servidores fazendários e colaboradores possam abrir espaço em suas agendas para vivenciarem novas experiências. O curso também estimula o olhar para a cidadania, que será o tema da exposição virtual, que encerrará a formação.” 

O material produzido pelos alunos será exibido em uma mostra virtual e ficará disponível no site do Centro de Memória da Fazenda. A exposição será lançada durante a Semana Estadual da Educação Fiscal, que ocorrerá no período de 23 a 27 de maio.

A fotógrafa e facilitadora do curso, Lu Portela, ressaltou que um dos objetivos da formação, além da questão técnica, é despertar nos participantes outros olhares sobre si e o mundo. “Como é um curso que também trabalha com essa temática de arte, da fotografia artística, a gente achou que tinha tudo a ver com o Centro de Memória da Fazenda. Pois este é um espaço que vem se apresentar de forma documental e também artística, por meio das fotopinturas dos secretários e com outras percepções subjetivas, como o quadro da cidadania, na exposição Notas de Memórias. Então, trouxemos este projeto na perspectiva de mostrar a fotografia como um meio de promover saúde, arte, conhecimentos, educação e cultura.”

Ao longo de sete encontros, os participantes aprenderão sobre a história da fotografia, além da parte técnica, como a questão de enquadramento, edição de imagens e o uso do celular para registro fotográfico. Uma das facilitadoras da formação, a fotógrafa Thais Mesquita, explicou sobre o fotopasseio, no qual os alunos colocarão em prática os conceitos técnicos e produzirão fotos sob a ótica da cidadania. “Eu acho que a cidadania entra nesse fotojornalismo. De pensar numa cidadania ativa, numa cidadania que pensa a cidade, mas que não está ali só para registrar o factual, o que está acontecendo.”

“A fotografia também é sensibilidade. O meu papel de cidadão caminha primeiro por dentro de mim. Então, se eu estou na rua e vou me sensibilizar com uma cena ou outra é muito do que eu gosto, é muito do que me diz. Então é pensar cidadania através da fotografia, pensar cidadania através do cidadão ativo, do cidadão que para ali, pensa sobre a cidade, pensa sobre fotografia e junta tudo isso”, complementou a fotógrafa Thais Mesquita.

A fazendária aposentada Valéria Passos é uma das participantes da formação. Ela comentou que a paixão por fotografias foi uma das motivações para realizar a inscrição no curso. “Quando eu vi essa oportunidade de vir, pela Cafaz, eu me inscrevi prontamente. Sempre gostei de fotografar. Eu me surpreendi com a primeira aula, porque não é apenas um curso para ensinar a tirar foto, fala muito sobre a história da fotografia, do olhar do fotógrafo. E eu achei interessante a forma como as duas instrutoras abordaram isso.”

 

Agda Sophia (estagiária sob supervisão da jornalista Imaculada Vidal) – Texto