Centro de Memória da Fazenda recebe visita do presidente da CDL Fortaleza

O Centro de Memória da Fazenda recebeu, nessa quarta-feira (3/11), a visita do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Fortaleza, Assis Cavalcante. O empresário conheceu as instalações do novo espaço cultural e destacou a importância da história da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE) para o Ceará.

“Eu queria conhecer esse memorial considerando a relevância dele para o Estado, para a história da arrecadação, para a história do bem-estar social também, porque essa arrecadação volta para a sociedade. Fiquei encantado não só com as figuras, as cores, mas também com o conteúdo histórico, com o valor sentimental que vocês estão transmitindo para as novas gerações. Todo esse contexto me deixou muito feliz”, disse Cavalcante.

O dirigente foi acompanhado pela secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, e pelas gestoras fazendárias Sandra Machado (secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna) e Germana Belchior (coordenadora de Relações Institucionais).

O empresário aproveitou a ocasião para acertar detalhes da participação da Secretaria na rota do evento “Ceará Natal de Luz”. Neste ano, a sede principal do órgão receberá uma iluminação especial e contará com uma apresentação musical.

A secretária Sandra Machado agradeceu a parceria com a CDL. “Somos muito gratos pela generosidade e pela disponibilidade de incluir a Sefaz nesse circuito de Natal, que é tão relevante, tão necessário para todos nós.”

Exposição

O Centro de Memória oferece ao público três ambientes, compostos por uma galeria de fotopinturas de ex-secretários da Fazenda e duas salas que vão exibir a exposição de longa duração “Notas de Memória”.

A mostra utiliza recursos de multimídia para possibilitar uma maior interatividade com a história fazendária, que se confunde com a própria história do Ceará. Na exposição, o visitante mergulha no mundo dos tributos e reflete sobre a finalidade da arrecadação para a sociedade.

Um dos destaques é a sala-cofre, que em sua origem cumpriu a função de guardar os recursos arrecadados no Estado. Nesse ambiente, o visitante é chamado a refletir sobre a desmaterialização do dinheiro e a transformação em políticas públicas. Também pode conferir a instalação artística “Valor”, de Lara Albuquerque e Vitor Grilo.

Agendamento

O horário de funcionamento do Centro de Memória da Fazenda será de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h. Nesta fase inicial, em função dos protocolos sanitários contra a Covid-19, a visitação será permitida apenas mediante agendamento online. O limite de visitantes é de dez pessoas por horário.

Para ter acesso ao equipamento, o usuário deverá agendar no site centrodememoria.sefaz.ce.gov.br . Outras informações podem ser obtidas pelo email: centrodememoria@sefaz.ce.gov.br .

Texto: Raquel Mourão