Centro de Memória da Fazenda recebe equipe do Memorial Deputado Pontes Neto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

  #Fotos: Layla GalvãoTexto – Vanessa Alves (estagiária sob supervisão da jornalista Hannah Freitas)

Reinaugurado em 2021, o espaço fazendário conta com visitação mediada por historiadores

O coordenador Paulo Roberto Nunes e a curadora Marinez Alves, do Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), visitaram o Centro de Memória da Fazenda (CM) na manhã desta terça-feira (20), sendo recepcionados pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Guilherme França. O momento visou propiciar aprofundamento das noções de educação fiscal e dos aspectos históricos que permeiam a função e a administração dos tributos no Ceará.

Com mediação realizada pelos historiadores Daniel Magalhães e Letícia Costa, a programação teve início com a apresentação da janela de testemunho, elemento arquitetônico que revela que o prédio no qual o CM está inserido (sede I da Sefaz-CE) teve outras cores antes de retornar ao rosa e ao amarelo originais. Os visitantes também conheceram a exposição Notas de Memórias, o painel de colaboradores e servidores, a sala multiuso do CM e o vitral histórico no hall de entrada da sede principal do órgão fazendário.

“Esse momento de intercâmbio entre Sefaz e Assembleia Legislativa é fundamental para transmitir a história do Ceará, que deve ser compartilhada com todos os cidadãos cearenses. No Centro de Memória da Fazenda, o coordenador e a curadora do Malce puderam conhecer um pouco mais a história do poder Executivo, compreendendo o papel da Sefaz de arrecadar recursos para viabilizar políticas públicas. A Casa do Povo tem um poder histórico muito influente por trazer as demandas da sociedade para o poder Executivo”, afirmou o secretário executivo, Guilherme França.

Para o coordenador Paulo Roberto Nunes, “é muito importante para o Memorial Deputado Pontes Neto conhecer outras experiências de registro e desenvolvimento da história do Ceará, especificamente, no caso, da história fiscal. Não há como deixar de reconhecer a conexão entre a história fiscal do estado e a história da sociedade cearense. Portanto, quanto mais conhecermos equipamentos como o CM, melhor para o nosso processo de formação cidadã”.

Além do secretário executivo Guilherme França, acompanharam a visita a coordenadora de Relacionamento com a Sociedade e Conformidade Tributária (Cores), Najla Cavalcante; a gestora do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE) e supervisora do Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif) da Sefaz-CE, Clarissa Barroso; e a historiadora e coordenadora do Núcleo Educativo do Centro de Memória, Ana Paula Bezerra.