Centro de Memória da Fazenda recebe doação de máquina de escrever de 116 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Datada de 1906, a máquina de escrever utilizada no dia a dia de trabalho do fazendário aposentado João Alfredo Montenegro Franco foi doada pela família dele, neste mês, ao Centro de Memória da Fazenda (CM). O objeto passa a integrar o acervo que resgata a história de 186 anos do Fisco Estadual.

“Trazer a máquina de datilografia do meu pai para um espaço que foi tão amado por ele é uma forma de homenageá-lo. Mas é também uma maneira de colaborarmos com a perpetuação da história dessa casa, da rotina de pessoas que passaram por aqui e dedicaram suas vidas à administração tributária do Estado”, explica Fernando Alfredo Rabelo Franco, filho do auditor João Alfredo.

Fernando Franco assinou um termo de doação para o CM na última sexta-feira (24). A máquina é um modelo nº 10, da marca Hamilton, única no acervo do equipamento cultural. Ele conta que o pai entrou na Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE) aos 22 anos, aposentando-se aos 68 anos. Ao longo da trajetória profissional, João Alfredo assumiu funções de gestão dentro da pasta, chegando a ser secretário adjunto nos anos 2000. Ele faleceu em 2012.

O titular da Sefaz, Fabrízio Gomes, diz que a doação da máquina de escrever está de acordo com o propósito do Centro de Memória, a partir da importância de resgatar a evolução da Fazenda pública ao longo dos anos. “João Alfredo foi um servidor que contribuiu muito para o estado do Ceará. A doação valoriza o servidor e valoriza a memória da Sefaz.”

Para o historiador do CM, Fabrício Monteiro, a relevância da doação está na funcionalidade ressignificada da máquina. “A Fazenda tinha muitas máquinas de escrever. Por meio desse objeto, conseguimos criar novas reflexões, inclusive sobre os avanços tecnológicos. É uma experiência histórica que pode ser retratada dentro de um contexto”. Fabrício conta que as máquinas de escrever foram retiradas das rotinas da Sefaz no final dos anos de 1990. O novo item de 116 anos já está disponível no Centro de Memória para apreciação dos visitantes.

Acompanhou também a assinatura do termo de doação a secretária executiva da Receita, Liana Machado.

Serviço

Interessados em conhecer o Centro de Memória da Fazenda podem agendar visitas por meio do telefone (85) 3108.0615 ou pelo site https://centrodememoria.sefaz.ce.gov.br/visitacao/
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h.
Local: Avenida Alberto Nepomuceno, 2, Centro, Fortaleza – CE