Centro de Memória da Fazenda realiza debate sobre papel dos museus na sociedade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

  #Clarice Maia e Thayane Oliveira – FotosRaquel Mourão – Texto

O Centro de Memória da Fazenda (CM), equipamento do Fisco Estadual, promoveu, na tarde da última sexta-feira (19/5), na sala multiuso do espaço cultural, uma mesa-redonda com o tema “O papel dos museus para pensar futuros possíveis”. A atividade, que fez parte da 21ª Semana Nacional de Museus, contou com a participação da museóloga responsável pelo Museu do Ceará, Yasmine Barbosa, e da coordenadora comunitária do Ecomuseu de Maranguape, Lêda Assis. Este ano, a Semana Nacional abordou a temática “Museus, sustentabilidade e bem-estar”.

Ao abrir o encontro, a titular da Coordenadoria de Relacionamento com a Sociedade da Sefaz, Najla Cavalcante, agradeceu a presença do público e ressaltou a relevância do CM na preservação do patrimônio histórico-cultural do Ceará. Em seguida, a gestora Jonilma Maia, que coordena o Centro de Memória, destacou que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas. “É fundamental pensarmos no futuro do nosso país e intensificarmos a importância dos museus na promoção da saúde mental, da educação ambiental e da inclusão social”, justificou Jonilma. 

Yasmine Barbosa trouxe uma reflexão sobre o papel social dos museus e os caminhos que podem ser percorridos para engajar mais visitantes. “O futuro dos museus é a participação comunitária. Uma das premissas é a museologia social, uma museologia ativa, participativa, com todos os percursos da sociedade, do nosso tempo histórico, que os museus precisam acompanhar. O museu é um uma ferramenta de mudança social. Ele não existe em um mundo estático. Ele precisa dialogar com a sociedade. O futuro é participação, respeito à diversidade e ao meio ambiente.”

Compartilhando a mesma linha de pensamento da museóloga, a professora aposentada Lêda Assis afirmou que o Ecomuseu de Maranguape só foi concebido e permanece aberto por causa do envolvimento dos moradores de Cachoeira, distrito onde está localizado o casarão centenário que abriga o espaço cultural. Ela contou que o equipamento – primeiro ecomuseu comunitário do Estado – iniciou as atividades em 2006, com o objetivo de salvaguardar os bens culturais materiais e imateriais da região. “Diferentemente do museu tradicional, o Ecomuseu não tem sua centralidade no objeto, mas no patrimônio cultural do espaço ao redor. Quem chega pode conhecer um pouco da memória que foi resgatada a partir dos diversos acervos.”

Centro de Memória da Fazenda
Interessados em conhecer o Centro de Memória da Fazenda podem agendar visitas por meio do telefone (85) 3108.0615 ou pelo site https://centrodememoria.sefaz.ce.gov.br/visitacao/

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h.

Localização: sede principal da Secretaria da Fazenda  (avenida Alberto Nepomuceno, 2, Centro, Fortaleza – CE)