Centro de Memória da Fazenda promove oficina sobre histórias com objetos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

  #centro de memória#Fotos: Layla Galvão#OficinaTexto – Vanessa Alves (estagiária sob supervisão da jornalista Hannah Freitas)

Momento foi ministrado por historiadores e contou com certificação para os participantes

O Centro de Memória da Fazenda (CM), equipamento cultural da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), realizou, na manhã desta terça-feira (12), a oficina “Memórias em Cena: Construindo Histórias com Objetos”. O evento foi ministrado pelos historiadores Ana Paula Bezerra e Daniel Magalhães e buscou compartilhar memórias afetivas a partir de objetos pessoais trazidos pelos participantes da oficina.

“O escritor argentino Jorge Luis Borges tem um conto incrível chamado ‘Funes, o Memorioso’, em que o autor fala sobre memória, sobre o que é lembrar e a importância muitas vezes não dada ao esquecer. Funes lembra a memória dele e a das outras pessoas do vilarejo, não esquecendo de nada. Ele adoece e falece de memória”, explicou a coordenadora do Núcleo Educativo do Centro de Memória, Ana Paula Bezerra.

Durante a oportunidade, também foram visitados textos dos autores Pierre Nora, Maurice Halbwachs, Michel Pollak e Beatriz Sarlo, ampliando as reflexões propostas a partir da temática principal e fomentando as discussões com diferentes referências.

A historiadora ressaltou ainda que muitas memórias não são de vivências em si, mas de histórias contadas por pessoas próximas e que, quando divididas, passam a integrar também as lembranças de quem não vivenciou a experiência narrada.

Conforme o historiador Daniel Magalhães, as memórias são muito utilizadas para manter grupos vivos, gerando sentimento de pertencimento. Ele citou o pensamento do sociólogo francês Maurice Halbwachs sobre memória coletiva, comentando que ela é mais marcante e fácil de contar. “Quase nunca construímos uma memória sozinhos. Temos uma lembrança afetiva de um prato, por exemplo, porque ele foi preparado por outra pessoa”, afirmou Daniel.

Ao final da oficina, os objetos trazidos pelos historiadores e pelos visitantes foram conectados simbolicamente por um fio de lã, representando o fato de as memórias, uma vez partilhadas, agora fazerem parte das lembranças de todos os presentes no evento.

Relatos

A participante Yasmin Aiub relatou: “participar da oficina foi muito interessante e proveitoso, pois conseguimos fazer várias conexões com esse tema de memória. Conseguimos reviver muitas memórias e trabalhar a percepção coletiva de como ocorre esse fenômeno na sociedade”.

Para o participante José Wellington, as memórias constroem e externam as identidades de cada indivíduo. “Entender nossas memórias como indivíduo nos ajudam a entender as memórias coletivas, com as quais trabalho no âmbito profissional”, declarou José.

Centro de Memória da Fazenda (CM)

O acesso ao equipamento cultural da Sefaz-CE é gratuito e disponibilizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h.

Para agendamento de visitas:  (85) 3108.0615 ou no site do Centro de Memória.

Endereço: Avenida Alberto Nepomuceno, n° 2, Centro – Fortaleza.