Centro de Memória da Fazenda promove mesa-redonda na 21ª Semana Nacional de Museus

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

  Texto – Vanessa Alves*

O Centro de Memória da Fazenda (CM) realizará, no próximo dia 19, às 14h, a mesa-redonda “O papel dos museus para pensar futuros possíveis”, como parte da programação da 21ª Semana Nacional de Museus, que tem como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. O evento ocorrerá no CM, na sede principal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), localizada na avenida Alberto Nepomuceno, 2, no Centro de Fortaleza. Com 20 vagas disponíveis, as inscrições podem ser feitas de 8 a 16 de maio, por meio de formulário. Confira aqui.

Segundo a historiadora e coordenadora do núcleo educativo do Centro de Memória,  Thayane Oliveira, o tema da mesa-redonda dialoga com a Semana Nacional de Museus. “Nosso objetivo é refletir sobre os museus como ferramentas para um novo amanhã. Buscamos discutir o nosso papel enquanto um espaço de cultura para esse futuro”.

Conduzido pela coordenadora comunitária do Ecomuseu de Maranguape, Lêda Assis, e pela museóloga do Museu do Ceará/Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Yasmine Barbosa, o encontro é gratuito e aberto ao público em geral. Os participantes da mesa-redonda interessados em conhecer o acervo histórico da Sefaz-CE e a temática de cidadania fiscal podem visitar, no Centro de Memória, as exposições de longa duração “Galeria dos Secretários” e “Notas de Memórias”.

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural desenvolvida anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18/5). A edição de 2023 ocorrerá de 15 a 21 de maio, com exposições, palestras e seminários. A temática escolhida visa destacar a importância dos museus para a promoção do bem-estar e da sustentabilidade, além de apoiar a saúde e o bem-estar global, a ação climática e a vida na Terra.

“A integração da mesa-redonda com a 21ª Semana Nacional de Museus representa a possibilidade de participarmos desse evento nacional, que traz visibilidade para nosso espaço. É importante estarmos alinhados com essas discussões nacionais e mostrarmos que estamos ativos”, afirma Thayane Oliveira.

Serviço

Mesa-redonda “O papel dos museus para pensar futuros possíveis”

Dia: 19/5 (sexta-feira)

Horário: 14h

Local: Centro de Memória da Fazenda –  avenida Alberto Nepomuceno, 2, no Centro de Fortaleza

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1Z-0xD_s9RS0YVwdDqTnIdZ_69lFSWRg56TTIGvooACw/edit

Centro de Memória da Fazenda (CM)

Interessados em conhecer o Centro de Memória da Fazenda podem agendar visitas por meio do telefone (85) 3108.0615 ou pelo site https://centrodememoria.sefaz.ce.gov.br/visitacao/

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h.

Localização: Sede principal da Sefaz-CE, na avenida Alberto Nepomuceno, 2, Centro, Fortaleza – CE

*Vanessa Alves, estagiária sob supervisão das jornalistas Raquel Mourão e Sara Rebeca Aguiar.