Centro de Memória da Fazenda inaugura exposição virtual “Pelas Lentes da Cidadania”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Dando início à Semana Estadual da Educação Fiscal: Conectar para inovar, o Centro de Memória da Fazenda inaugurou a exposição virtual “Pelas Lentes da Cidadania”, na manhã da última segunda-feira (23). A mostra virtual, que pode ser acessada pelo link, é composta pelas imagens produzidas pelos alunos do curso de fotografia “PhotoPia: Pelas Lentes da Cidadania”, realizado no equipamento cultural entre os meses de abril e maio de 2022. Participaram da formação servidores, aposentados e colaboradores da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).

A coordenadora de Relações Institucionais da Sefaz, Germana Belchior, pontuou que a exposição foi pensada como resultado final do curso de fotografia, além de fazer parte da programação da Semana Estadual de Educação Fiscal, devido a conexão da temática com a cidadania. “Existe uma relação muito próxima entre educação fiscal, cidadania, memória, cultura e história. O nosso Centro de Memória da Fazenda é o único equipamento cultural, entre as Secretarias da Fazenda do país, que é um espaço de educação fiscal.”

A fotógrafa e facilitadora do curso, Lu Portela, comentou que um dos objetivos da formação, além da questão técnica, foi despertar nos participantes outros olhares sobre si e o mundo. “Primeiro desenvolvemos a sensibilidade do olhar deles e sabíamos que este seria o caminho mais curto devido ao tempo de curso.”

“Então focamos em trazer um acervo grande de imagens de variados estilos de fotógrafos como referências, e otimizamos os conceitos da técnica sempre ressaltando a necessidade deles imprimirem sensibilidade e subjetividade aos registros fotográficos feitos com o direcionamento do tema cidadania. E a grande felicidade e orgulho veio nos próprios trabalhos na hora de fazer a curadoria”, complementou Lu Portela, também responsável pela seleção das fotos para a exposição virtual, juntamente com Thais Mesquita.

Exposição

Dentre as 29 imagens que fazem parte da mostra virtual, a fotografia do servidor fazendário Lauro Rodrigues, intitulada “A mão que balança o berço”, foi eleita a Foto Destaque. O júri avaliou critérios técnicos, além da questão da criatividade e do alinhamento da imagem com a temática da exposição. Lauro Rodrigues falou que a motivação de ter participado do curso foi o fato de gostar de fotografia e a vontade de aprender técnicas para aprimorar o registro de imagens utilizando o celular.

“O curso foi muito bom, as professoras têm uma didática que facilitou o aprendizado. Achei o fotopasseio ótimo, recordei minha infância, pois íamos muito lá, tinha pedalinhos e era uma grande diversão em família. A reforma da Cidade da Criança ficou muito bonita e lá tive a sensibilidade e inspiração para fotografar e, para minha surpresa, ser premiado como Foto Destaque”, afirmou Lauro Rodrigues.

“Ficamos encantadas de perceber em cada foto o olhar deles e o que a magia da fotografia, além da técnica, pode acontecer mesmo num curso para iniciantes e com o equipamento de fácil acesso como os celulares. A gente viu que os participantes empregaram as técnicas sem automatismo, mas com consciência, amplitude e delicadeza no olhar e reparar”, destacou ainda Lu Portela.

Confira a exposição completa aqui

Agda Sophia (estagiária sob supervisão da jornalista Imaculada Vidal) – Texto

Lauro Henrique – Foto