Centro de Memória da Fazenda foi reinaugurada e conta a história dos 185 da Sefaz | Vem Também

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícia publicada no site Vem Também, no dia 26/10/2021

Mobílias, fotos, documentos, livros e objetos de valor histórico – alguns sendo do século XIX. O Centro de Memória da Fazenda, da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE), já faz parte da rota turística e histórica do Ceará. O espaço foi reinaugurado este ano para comemorar os 185 anos da instituição.

Agora são 255 m², no térreo do Palácio da Fazenda (o primeiro bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará, em 1982). Sua reforma aconteceu de forma zelosa, para preservar as características originais do prédio e integrar um conjunto arquitetônico – com um vitral de seis metros de altura, que ilustra as atividades econômicas do estado no século XX.

Atualmente no Centro de Memória são três ambientes de exposição: uma galeria de fotopinturas dos ex-secretários da Fazenda e duas salas com exposição de longa duração “Notas de Memória”. O visitante poderá conhecer, por meio delas, a importância social dos tributos.

Também é possível conhecer a sala-cofre, que teve a função de guardar recursos arrecadados no Ceará; e a instalação artística “Valor”, de Lara Albuquerque e Vitor Grilo.

Serviço

O Centro de Memória da Fazenda recebe visitações somente sob agendamento, entre 8h30 e 17h (com última entrada às 16).

O espaço segue os protocolos de segurança sanitários contra a Covid-19. O limite de visitantes é de 10 pessoas por horário.

Para agendar sua visita, clique aqui.