Centro de Memória da Fazenda completa seis meses

No último dia 27 de março, o Centro de Memória da Fazenda completou seis meses de reinauguração. Nesse período, o espaço já recebeu a visita de cerca de 700 pessoas, entre servidores e colaboradores da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), fazendários aposentados, pesquisadores, cearenses e turistas brasileiros e estrangeiros.

Um dos visitantes foi o professor, poeta e gestor cultural, Oswald Barroso. O docente elogiou o Centro de Memória e destacou a importância do equipamento cultural para a sociedade. “Entender o passado é conhecer os nossos acertos e erros, as lições aprendidas pelas gerações anteriores. É projetar um futuro com sabedoria. Aqui é um lugar de acúmulo de conhecimentos, um lugar fundamental para a construção da cidadania.”

Barroso definiu também a cultura como o saber de um povo. “A cultura é aquilo que a gente guarda como patrimônio da nossa memória. E esses equipamentos são fundamentais para a preservação da própria sociedade, da própria humanidade. As pessoas têm necessidade de cultura e de arte.”

O Centro de Memória da Fazenda está localizado na sede principal da Sefaz, o primeiro prédio de concreto armado do Ceará. O edifício foi inaugurado em 27 de novembro de 1927 e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará em 1982. Uma característica marcante no espaço é a manutenção do piso original do prédio, de ladrilho hidráulico.

Oswald Barroso observou ainda que esses detalhes são uma forma de celebrar a memória do espaço e da cidade. “A importância desse Centro de Memória começa pela sua constituição física. Eu olhei para os pisos e reconheci os da casa da minha avó Alda, que era na General Sampaio, e ela morava lá desde 1947. É como se eu tivesse reentrando na minha infância, reentrando na Fortaleza antiga.”

Atividades

Ao longo dos últimos seis meses, foram desenvolvidas várias ações para aproximar o Centro de Memória dos cidadãos. Uma delas foi o projeto Escola no Fisco, uma realização do Programa de Educação Fiscal (PEF-CE). Neste mês, cinco grupos de alunos do curso de Assistente Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) visitaram o equipamento.

Guilherme Rodrigues foi um dos alunos que participou da visita. O estudante falou que a Galeria dos Secretários foi o espaço que mais gostou. “Achei muito bom ter essa conexão com a história. Na parte das fotografias dos ex-secretários, pude ver as pessoas que passaram pelo órgão e conhecer mais sobre o que realizaram enquanto estavam aqui.”

A supervisora do Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif) da Sefaz, Clarissa Barroso, destacou que o projeto oferece aos alunos uma forma prática de perceber como os tributos são aplicados na sociedade, além de fortalecer a cidadania fiscal. “A aula deixa de ser meramente teórica. Isso é importante porque aproxima o cidadão (estudante) do Fisco, de uma maneira lúdica e interativa, favorecendo a consolidação dos conhecimentos abordados dentro da sala de aula.”

Clarissa Barroso pontuou que, neste primeiro semestre de 2022, o Centro de Memória da Fazenda receberá a visita de diversas turmas das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), tanto as localizadas em Fortaleza quanto as da Região Metropolitana, totalizando aproximadamente 600 alunos. Desde 2019, a Sefaz, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), oferece a disciplina eletiva de Educação Fiscal para as EEMTIs.

Sobre o Centro de Memória da Fazenda

O equipamento cultural oferece três ambientes: galeria de fotopinturas de ex-secretários da Fazenda e duas salas com a exposição de longa duração “Notas de Memórias”. Um dos espaços é a sala-cofre, na qual os visitantes podem conferir a instalação artística “Valor”, de Lara Albuquerque e Vítor Grilo. A curadoria é da Sefaz, Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e Butuca Produções Culturais.

As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo site centrodememoria.sefaz.ce.gov.br/visitacao/. Na recepção, o visitante precisa apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

O Centro de Memória da Fazenda está localizado na Avenida Alberto Nepomuceno, n°2, Centro- Fortaleza/ Ceará. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h.

*Agda Sophia (estagiária sob supervisão da jornalista Imaculada Vidal)