Centro de Memória da Fazenda celebra 2022 como espaço consolidado de preservação da História

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Completando um ano de funcionamento em 2022, o Centro de Memória da Fazenda (CM), equipamento da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz), se consolidou como um espaço cultural e de educação fiscal. Reconhecido de forma institucional, o CM fez parte da programação da 16ª Primavera dos Museus, evento nacional realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e finalizou o ano com uma bela reinauguração da fachada do prédio histórico – que recuperou as cores originais, e a aposição do quadro de Fernanda Pacobahyba na galeria de fotopinturas dos ex secretários.

Para a coordenadora do núcleo educativo do CM, Thayane Oliveira, a consolidação enquanto um espaço cultural se faz visível por meio das suas atividades. “Promovemos cursos, novas exposições, participamos da 16ª Primavera dos Museus. Estamos colocando o Centro de Memória no circuito de espaços culturais e educativos da cidade, criando atrativos para que os visitantes venham nos conhecer. Com isso estamos mostrando aos cidadãos que a Secretaria da Fazenda tem um equipamento pronto para recebê-los”, pontuou.

As cores da nossa história

Após completar 95 anos de existência, o Palácio da Fazenda, que abriga o Centro de Memória, teve sua fachada reinaugurada e recuperou assim as cores originais do prédio histórico. O evento teve a presença da então governadora Izolda Cela. “É uma nobre responsabilidade nossa preservar e garantir a memória e presença da nossa história, que é contada de diversas maneiras. As edificações são parte do que nós somos. Esse prédio, que integra um circuito cultural, está conectado com a história não só do Ceará, mas da humanidade, mediante os símbolos que guarda”, frisou a agora ex governadora.

Projetado pelo arquiteto José Gonçalves da Justa, o Palácio da Fazenda foi o primeiro bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará, em 1982, e é o primeiro prédio de concreto armado do Estado. Pensando no registro e documentação do processo de restauro das cores originais do prédio, o CM disponibiliza a uma exposição virtual “As cores da nossa história: o restauro no Palácio da Fazenda”. A gestora do CM, Clarissa Barroso, explicou que a mostra foi pensada com o objetivo de difundir a educação patrimonial. “A exposição ressalta a importância que o restauro do Palácio representa para a Sefaz e para a sociedade. Lá observamos os detalhes do processo, assim como um testemunho que marca a história através das cores que já passaram pelas paredes do prédio.”

Cursos, exposições e outros eventos

Durante todo o ano, o CM aplicou cursos de mediação em espaços culturais, fotografia, educação patrimonial, entre outros, aos seus servidores e colaboradores.

Dentre as atividades realizadas, destacam-se o projeto Para Gostar de Educação Fiscal com o evento Férias no CM, disponibilizado para filhos, sobrinhos e afilhados dos servidores e colaboradores da Sefaz Ceará. Além disso, também promoveu debates, edições do Engaja Cidadão (Cultura e Cidadania Fiscal) e exposições virtuais (Pelas Lentes da Cidadania; e As Cores da Nossa História).

Em dezembro, a galeria dos ex secretários recebeu a fotopintura de Fernanda Pacobahyba, primeira mulher a ocupar a função de secretária da Fazenda (2019-2022) em 183 anos de história da instituição.

Visitação

Mesmo passando ainda por um período de pandemia em 2022, 45 dias de impedimento eleitoral – impossibilitando a divulgação da visitação –, e com a reforma da fachada, fatos que restringiram as visitas ao local, o balanço do ano foi positivo para o equipamento.

Ao longo do ano de 2022, dentre as atividades promovidas, o local comportou a presença dos mais diversos públicos, das mais diferentes faixas etárias, e de várias cidades de origem. Em sua maioria estudantes, do ensino básico até o público universitário, pesquisadores, visitantes internos e externos à Secretaria, além de pessoas de outros órgãos públicos em visitas institucionais. Também visitaram o CM personalidades da política e cultura cearense, como o senador Cid Gomes, o poeta e escritor Oswald Barroso, e o jornalista Arnaldo Santos.

Serviço

O acesso ao Centro de Memória é gratuito, funcionando de segunda às sexta-feira, de 8h30 às 17h, sendo que o último acesso permitido diário é às 16h, pois a visita guiada demora cerca de 45 minutos. O agendamento de visitas pode ser feito pelo telefone (85)3108.0615 ou por meio do site https://centrodememoria.sefaz.ce.gov.br/visitacao

Onde: Avenida Alberto Nepomuceno, n°2- Centro- Fortaleza

Daniel Herculano e Agda Sophia – Texto
Thiago Medeiros – Arte Gráfica
Tiago Stille e Layla Galvão – Fotos