
O Centro de Memória da Fazenda (CM), equipamento cultural da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), recebeu, na última quarta-feira (23/04), representantes da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro, sediada em Fortaleza, durante encontro marcado pela troca de experiências históricas e pelo fortalecimento de laços institucionais.
Para o coordenador de Relacionamento com a Sociedade e Conformidade Tributária (Cores), Ricardo Cruz, visitas como essa são oportunidades valiosas de integração. “É um momento muito especial para compartilhar a história da Secretaria da Fazenda, além de abrir portas para possíveis parcerias com outras instituições culturais. A memória institucional é um elo com a sociedade e com outras organizações públicas que valorizam nossa história em comum”, destacou.
Mediada pela coordenadora do Núcleo Educativo, Acervo e Pesquisa do CM, Ana Paula Bezerra, e pelo educador museal Daniel Magalhães, a visita teve início com um tour guiado pelas instalações do prédio histórico da sede principal da Sefaz. Durante esse momento, os oficiais puderam conhecer mais sobre a trajetória da instituição e a importância da localização estratégica no início do século XX, a qual facilitava o monitoramento da circulação de mercadorias, elemento fundamental para a arrecadação e fiscalização tributária naquele período. Os oficiais destacaram ainda a importância da preservação do patrimônio e da memória ao observar o restauro do prédio, colorido conforme referência da construção original.

Os visitantes também conheceram a Sala Cofre e a Galeria dos Secretários, espaço dedicado à memória dos gestores que fizeram parte da história da instituição. Para os visitantes, recordar esses líderes por meio do corredor didático de fotopinturas é indispensável.
Laços fortalecidos
O general de divisão Cristiano Pinto manifestou interesse em estreitar os laços entre as instituições. Ele mencionou a possibilidade de futuras visitas dos alunos de centros de ensino ligados ao Exército Brasileiro ao CM, como forma de enriquecer o conhecimento histórico dos estudantes. Além disso, convidou os servidores e colaboradores da Secretaria da Fazenda para conhecerem a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, sede do Comando da 10ª Região Militar e patrimônio da cidade de Fortaleza.
Representando o Exército, além do general Cristiano Pinto, estiveram presentes o coronel de infantaria José Bezerra de Menezes Neto, o Capitão QAO Francisco Wilton Morais Teixeira e o 2º tenente Marcelo Gabrielli Pontes. O servidor Luís Carlos Magalhães e a colaboradora Ana Raquel Nunes de Sena também acompanharam a visita.