Centro de Memória da Fazenda promove percurso histórico sobre a Confederação do Equador

A trajetória da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) está intimamente ligada à história política e cultural do estado, e essa conexão pode ser percebida em diversos pontos da capital cearense. Por isso, o Centro de Memória (CM) da Fazenda, equipamento cultural do Fisco Estadual, se insere na programação referente à comemoração do Bicentenário da Confederação do Equador, que acontece em diferentes cidades do Nordeste. Nessa quinta-feira (23/8), um percurso histórico foi realizado na Praça dos Mártires, popularmente conhecida como Passeio Público, destinado aos alunos do oitavo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Fernandes Vieira.

Acompanhados pelo professor de história João Paulo Rodrigues, os adolescentes seguiram de Maranguape, cidade a cerca de 25 km de Fortaleza, diretamente para o percurso histórico, onde tiveram a oportunidade de aprender sobre esse movimento revolucionário que buscava a independência do Nordeste e uma nova república federativa. O Ceará aderiu à Confederação em 26 de agosto de 1824.

A coordenadora do Núcleo Educativo do Centro de Memória da Fazenda, Ana Paula Bezerra, explicou que a intenção era proporcionar uma experiência imersiva para os alunos. “Queremos que os estudantes sintam a história de forma viva e significativa, conectando o passado com o presente para que possam compreender a importância dos eventos históricos e sua influência na formação do nosso estado”.

Para o educador museal do CM, Daniel Magalhães, essa atividade reforça as diferentes vertentes da educação patrimonial e museal e a integração entre a história da Secretaria da Fazenda e a do Estado. “Integrar a história da Sefaz com a do Ceará, através de visitas a locais históricos, permite que os alunos vivenciem a história de forma mais concreta e dinâmica. Isso não apenas enriquece o aprendizado, mas também fortalece a conexão deles com a identidade cultural do nosso estado”, explicou.

Durante a visita, os alunos também conheceram monumentos, símbolos e árvores históricas presentes no local. Em seguida, o grupo se dirigiu ao Centro de Memória da Fazenda, onde conheceram as exposições disponíveis.

“Sair da sala de aula e visitar os locais mencionados nos livros é uma experiência completamente diferente. É a primeira vez que participo de uma visita assim”, disse a estudante Sophia da Silva. O aluno Gean Fernandes também destacou que o encontro proporcionou um aprendizado mais palpável sobre a história do estado. “Gostei muito das explicações dos professores. Quero que meus amigos também tenham essa oportunidade”, comentou.

O professor João Paulo elogiou a iniciativa e expressou o desejo de trazer outras turmas e divulgar a experiência para mais escolas. “Esse tipo de ação valoriza o conhecimento histórico do estado e abre portas para discussões mais amplas sobre o tema.”