Joziane Pontes, estagiária sob supervisão da jornalista Hannah Freitas* – Texto e fotos
O Centro de Memória da Fazenda (CM), vinculado à Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), iniciou a participação na 22ª Semana Nacional de Museus (SNM) nessa segunda-feira (13/5). O evento de abertura, intitulado “Educação Fiscal: a importância da educação fiscal para a preservação do patrimônio cultural”, ocorreu no CM e contou com a presença de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Fernandes, de Maranguape, acompanhados pelo professor Paulo João Rodrigues.
A SNM, organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) do Ministério da Cultura, nesta edição tem a temática “Museus, Educação e Pesquisa”, e acontece em espaços culturais de todo o país. A iniciativa busca destacar e democratizar o acesso aos museus e seus acervos, além de estimular reflexões sobre o papel dessas instituições na sociedade. O objetivo da programação do CM para a Semana Nacional de Museus é integrar a Educação Patrimonial e Fiscal à preservação da contribuição da Sefaz-CE na história do estado.
“É a segunda vez que venho ao CM. Nesta visita, estou descobrindo coisas novas. Acho a Galeria dos Secretários muito interessante porque aprendemos o que aconteceu na época de cada um”, comentou o aluno Jhon Kayron, de 14 anos. Miguel Mendes, também de 14 anos, destacou a relevância da iniciativa da secretaria. “Acho importante que a Sefaz tenha um espaço como esse para que nós aprendamos sobre a cidadania fiscal”.
Os alunos também participaram de uma conversa com a servidora do Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif), Ana Cláudia Machado, que explicou o funcionamento administrativo da Sefaz-CE e suas atividades para promover a cidadania fiscal. “O patrimônio público é mantido pelos recursos de todos os cidadãos, tornando fundamental a fiscalização desses recursos para evitar sonegação”, explicou Ana Cláudia durante a conversa.
Para a estudante Emilly dos Santos, 15 anos, o encontro foi motivador. “Achei a conversa sobre educação fiscal informativa e interessante. Me deu vontade de saber mais sobre o assunto”, declarou. Os estudantes também participaram da oficina “Lentes Cidadãs”, onde apresentaram fotografias, objetos e lugares significativos para eles, em uma roda de conversa, explicando o valor sentimental de cada imagem apresentada.
Os educadores do CM destacaram a amplitude do conceito de patrimônio, que engloba não apenas edifícios e objetos, mas também tradições culturais, práticas sociais, expressões artísticas e elementos naturais. “Quando exploramos o patrimônio, estamos mergulhando em uma narrativa rica e complexa. Uma herança compartilhada que nos conecta com o passado e ajuda a compreender nossa identidade”, explicou Daniel Magalhães, educador do Centro de Memória.