#cidadaniafiscal #colagem #artevisual, #Fotos – Leo Cidrack, #Texto – Sara Rebeca Aguiar
O historiador e restaurador Fabrício Monteiro ministrou a oficina convidando os participantes à arte visual da experimentação a partir das reflexões acerca das memórias coletivas e individuais sobre o tema Cidadania
O Centro de Memória da Fazenda (CM), equipamento cultural integrado à Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), promoveu, nessa segunda-feira (13/11), a oficina de Colagem e Experimentações, na sede principal do órgão. O momento, aberto ao público, foi conduzido pelo historiador e restaurador Fabrício Monteiro e objetivou despertar nos participantes a leveza, a criatividade e a espontaneidade para a arte visual, por meio das experiências de cada um acerca do tema Cidadania.
A gestora do CM, responsável pelo Núcleo de Cidadania Fiscal da Sefaz, Clarissa Barroso, destacou que a iniciativa faz parte de um projeto maior que visa a formação de público. “Busca-se aproximar ainda mais a Sefaz dos visitantes do Centro de Memória. Queremos que as pessoas reflitam conosco sobre o que elas veem aqui, sobre a função social tributo ao longo dos anos, sobre a cidadania de que precisamos para que a vida de todos possa ser melhorada. Cada vez mais, queremos nossas portas abertas para que as pessoas nos conheçam, conversem conosco, sintam-se pertencentes a esse movimento que fazemos dentro da Secretaria. Tudo isso aqui é nosso.”
De acordo com o historiador Fabrício, que orientou a oficina de criação, a colagem é uma técnica antiga e segue sendo muito utilizada pelos artistas contemporâneos. Especialista no assunto, o pesquisador caracteriza o momento como uma oportunidade valiosa de despertar os participantes para a criatividade, ao mesmo tempo em que os convida para a leveza e a pausa, no meio de um dia a dia conturbado de afazeres. “Os espaços culturais não são apenas preservação e disseminação da história de ontem e de hoje, mas espaços de reflexões sobre o que podemos nos tornar, enquanto seres coletivos. Chamar para a pausa, para o alívio da vida corrida, por meio da arte, é também chamar para o respiro, para o afeto, para a reflexão das memórias que carregamos.”
Usando revistas, jornais, tesouras, colas, tintas coloridas, lápis de cor e diversos materiais desconstruídos, os integrantes da oficina puderam expressar seus sentimentos sobre a cidadania. À produção seguiram-se debates e exposições dos trabalhos realizados.
Centro de Memória da Fazenda
Interessados em conhecer o Centro de Memória da Fazenda podem agendar visitas por meio do telefone (85) 3108.0615 ou pelo site: centrodememoria.sefaz.ce.gov.br
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h.
Localização: sede principal da Secretaria da Fazenda (avenida Alberto Nepomuceno, 2, Centro, Fortaleza – CE).