Centro de Memória da Fazenda participa da 19ª Primavera dos Museus

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Incluindo mais de mil equipamentos em todo o país, edição deste ano promove reflexões sobre “Museus e mudanças climáticas”

O Centro de Memória da Fazenda (CM), equipamento cultural da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), iniciou a participação na 19ª Primavera dos Museus, evento promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Entre os dias 22 e 26 de setembro, a equipe educativa do CM realiza uma programação especial sobre mudanças climáticas, com o objetivo de discutir o papel dos espaços de preservação da memória no contexto da agenda ambiental.

Para a gestora do Centro de Memória, Clarissa Barroso, a pauta da sustentabilidade e a educação fiscal convergem no mesmo propósito: desenvolver a cidadania ativa por meio da conscientização sobre o nosso papel na coletividade.

“Ao longo das últimas décadas, poder público e sociedade civil passaram a compreender cada vez mais a relevância de um modelo de desenvolvimento sustentável. O campo fiscal também está atento a isso. A própria reforma tributária já inclui essa dimensão em seu modelo, por isso é relevante trazer essa discussão para o espaço museológico fazendário”, pontuou a supervisora do Núcleo de Educação Fiscal.

Lançar a semente do futuro

Na segunda-feira (22/09) durante o período da tarde, além das visitas guiadas, a equipe educativa do CM ofertou uma oficina sobre produção de papel semente. A técnica envolve o reaproveitamento de papel usado, que pode servir para germinar sementes sem a necessidade de terra, produzindo mudas prontas para o cultivo. 

O coordenador do Núcleo Educativo, Acervo e Pesquisa do CM, Fabrício Monteiro, iniciou a atividade explicando por que a agenda ambiental é tão pertinente para os espaços de aprendizado, como escolas e museus. Além disso, recordou como o assunto é atual para o país, com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), prevista para novembro em Belém do Pará. 

“Somos agentes da sociedade. Temos a nossa atitude como cidadão de fiscalizar e cobrar nossos direitos e também de contribuir com nossos deveres. Ao mesmo tempo, também temos essa função social de nos responsabilizamos pelo local onde habitamos. Os museus têm a missão de preservar a memória. Cuidar da Terra é exatamente se atentar para essa questão”refletiu o historiador.

Colhendo os frutos do aprendizado

O professor de História da Escola Municipal José Fernandes Vieira, do município de Maranguape, trouxe os alunos do 8º ano para o momento educativo. “Eu achei muito bacana essa proposta de trabalhar as mudanças climáticas com os museus. Podemos dizer que se não há meio ambiente, não há futuro. E se não há futuro, a memória vai junto e os museus perdem o seu significado. Então acho bem pertinente o evento trabalhar esse tema, e que se repita não só nos museus, mas também em outras instituições”pontuou o educador.

Os alunos refletiram sobre o aprendizado e também deixaram mensagens de conscientização. “É necessário fazermos nossa parte para um mundo mais ecológico. Produzimos uma quantidade de lixo muito grande por dia e devemos cuidar mais do nosso planeta”, disse Emanuel. “Valorize o mundo e a natureza. Tem muitas pessoas que jogam lixo nos rios, por exemplo, mas a gente tem mesmo é que preservar”, comentou Alice.

A próxima atividade da 19ª Primavera dos Museus na Sefaz-CE ocorre nesta quinta-feira (25/09). O evento inclui uma roda de conversa no auditório da instituição para debater sobre museu e mudança climática na perspectiva das comunidades cearenses. Ao longo da semana, o CM também distribui aos visitantes mudas de plantas nativas como parte da ação educativa.

Serviço

Visitação ao Centro de Memória da Fazenda

Local: Av. Alberto Nepomuceno 02, Centro – Fortaleza, CE
Horário: 9h às 12h – 14h às 16h
Entrada: Gratuita

Roda de conversa – museu e mudanças climáticas nas comunidades cearenses

Local: Auditório da Sefaz III (Av. Alberto Nepomuceno 06, Centro – Fortaleza, CE)
Data: 25 de setembro (quinta-feira)
Horário: 14h às 17h

Cássio Vasconcelos – Texto
Layla Galvão – Fotos