Centro de Memória da Fazenda expõe documento inédito de Padre Cícero

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

PorNo Cariri Tem

Última atualização 16/10/2025

O Centro de Memória da Fazenda (CM), da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), passou a integrar em seu acervo um documento inédito relacionado a Padre Cícero Romão Batista. A peça, que passou por processo de conservação e restauro, está disponível para visitação no espaço expositivo do museu.

O registro histórico mostra a participação de Padre Cícero em iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico do Ceará. Em 12 de junho de 1923, o sacerdote encaminhou um requerimento ao então presidente do Estado, Ildefonso Albano, solicitando a liberação de um prêmio de 435$000 réis, previsto na Lei nº 2009, de 16 de outubro de 1922, que instituía incentivo para a aquisição de gado reprodutor.

A legislação fazia parte de um conjunto de medidas de estímulo à introdução de raças de gado no Nordeste. O valor do prêmio correspondia a cerca de 30% do preço de um touro Nelore, estimado em um conto e meio de réis (1:450$000), o equivalente a aproximadamente R$ 36 mil.

Segundo o historiador e coordenador da equipe educativa do CM, Fabrício Monteiro, “a documentação revela que a influência do Padre Cícero transcende o âmbito religioso, inserindo-o em redes institucionais mais amplas. Esses registros demonstram sua atuação em programas de incentivo econômico e seu papel ativo na liderança de iniciativas para fortalecer a pecuária regional, alinhado com as políticas de modernização agrícola implementadas no Ceará e no Brasil na época.”

Layla Galvão – foto